Mundo

Naufrágio na RDC provoca pelo menos 22 mortos

Pelo menos 22 pessoas morreram, quinta-feira, no Noroeste da República Democrática do Congo (RDC) devido ao naufrágio de uma embarcação no rio Lulonga, enquanto as autoridades apontam para um total de 145 pessoas desaparecidas, dizem fontes locais.

20/01/2023  Última atualização 08H31
© Fotografia por: DR

"Era uma coluna de quatro canoas motorizadas que virou com a mercadoria. Havia cabras, sacas de milho, ovelhas e também um grande número de passageiros”, disse o jornalista e director da rádio local Bomoko, Otis Evoloko, que participou nas operações de resgate, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

O incidente ocorreu por volta das 02h00 locais (mesma hora em Angola) entre as cidades de Wenga e Likwelo, que fazem parte do território de Bolomba e a província do Equador.

A coluna de canoas, que havia saído da localidade de Basankusu, dirigia-se para Iranga, na fronteira com a República do Congo (Brazzaville). "Recuperámos 22 cadáveres das águas do rio”, acrescentou o jornalista.

O número de vítimas mortais é ainda provisório e pode aumentar nos próximos dias. Pelo menos 145 pessoas estão desaparecidas, disse o presidente dos grupos da sociedade civil da zona, Jean-Pierre Wangela, que responsabilizou a sobrecarga da embarcação pelo acidente, mas comentou que os locais têm poucas opções.

"Não há, actualmente, outros meios de transporte na nossa província e aqui no território de Basankusu”, lamentou, citado pela agência noticiosa Assiociated Press.

Embora não pudesse confirmar o número de mortos, o governador da província do Equador, Bobo Boloko, confirmou o naufrágio à EFE. "Já enviamos as equipas de resgate para o local e, em breve, teremos um balanço do número de vítimas”, afirmou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo