Desporto

Natação: Federação Angolana define critérios de elegibilidade

Job Franco

Jornalista

A Federação Angolana de Natação (FAN) estabeleceu novos critérios de avaliação para os atletas das selecções nacionais, em ambos os sexos, para serem inscritos nas principais competições internacionais da presente época desportiva, sob as chancelas das Confederações Africana (CANA) e Internacional (FINA).

21/02/2023  Última atualização 11H41
Critérios de elegibilidade, na natação © Fotografia por: Edições Novembro

A informação foi divulgada pela FAN por meio do ofício circular nº 01-23 datado de 10 de Fevereiro, a que o Jornal de Angola teve acesso ontem. O documento aclara que os atletas devem obediência a três critérios de elegibilidade: Os nadadores devem ter em posse o passaporte com data de validade até Dezembro do ano em curso, pontuação FINA em piscina longa por categoria e cumprir as regras da World Aquatics Aplicáveis e, por último, obedecer ao regulamento das Selecções Nacionais da FAN.

Para a disputa do Campeonato Africano da Zona IV de Natação Pura, de 26 a 29 de Abril, e de Águas Abertas marcado para 30 do mesmo mês, em Lilongue, Malawi, serão convocados para integrar as selecções nacionais masculina e feminina de "natação pura" (piscina de 50 metros) e de Águas Abertas (distância de cinco 2,3 milhas náuticas) os atletas que competem internamente e tenham a melhor pontuação FINA e por categoria. Na natação pura, a pontuação mínima exigida pela FAN, para o efeito, devem ter nas categorias menos de 12 anos, 300 pontos; 13 e 14 anos (350); 15 e 16 anos (400); mais de 17 anos (450) e master, 350 pontos.

Por outro lado, a disputa da Taça do Mundo de Águas Abertas, em Setúbal, Portugal, previsto para os dias 27 e 28 de Abril, a circular esclarece que a equipa será composta por três atletas por géneros.

O mesmo ocorre no critério de avaliação para a disputa do Campeonato do Mundo de Águas Abertas a ter lugar em Fukuoka, Japão, a 18 de Julho. Para participarem da prova, os atletas devem reunir os seguintes requisitos: ser filiado e participado nas competições oficiais de calendarização da FAN nas épocas 2021/22 e 2022/2023.

Sobre o Campeonato do Mundo em natação pura em piscina longa, marcado na cidade de Fukuoka, de 23 a 30 de Julho, a selecção será feita pelos melhores nadadores  do ranking FINA.

Na disputa dos Jogos Africanos, em Accra, Ghana, de 4 a 19 de Agosto, serão convocados cinco atletas (masculino e feminino) com uma pontuação mínima de 550 pontos em piscina longa. Ainda em Agosto, em Túnis, Tunísia, os Jogos Africanos de Praia, marcado de 5 a 15, o combinado nacional vai ser composto por quatro nadadores masculinos e femininos.

Para a disputa dos Jogos Africanos de 2023, de juniores, também em Agosto, em Brazzaville, Congo, os pré-seleccionados devem obediência aos seguintes critérios: ter a idade entre 14 e 18 anos, em ambos os sexos, com uma pontuação mínima de 450 pontos em piscina de 50 metros. A FAN esclarece que a selecção pode ser composto por cinco nadadores.

No Sudão, de 6 a 10 de Setembro, a bandeira nacional será hasteada no Campeonato Africano de Juniores por oito atletas por género. Nesta competição, os competidores são obrigados a ter uma pontuação mínima de 450 pontos FINA em piscina longa.

No caso, o nadador deve estar filiado na Federação e participado nas competições organizadas pela FAN nas épocas 2021/22 e 2022/2023. Deve ainda nascer no ano de 2005 a 2008. Já em feminino, de 2006 a 2009.


Salvador Gordo e Lia Lima lideram ranking

Salvador Gordo e Lia Lima figuram entre os melhores nadadores angolanos do ranking da Federação Angolana de Natação (FAN). Os atletas da Selecção Nacional ocupam as primeiras posições das classes masculina e feminina.

Na tabela do ranking actualizada e divulgada a 30 de Janeiro último, Gordo, que representa as cores da Universidade de Stirling da Escócia, figura na primeira posição com 737 pontos, num universo de 50 atletas seleccionados pela FAN, com o tempo de 54s73, alcançado na prova de 100 metros mariposa em Abril do ano passado.

Aos 20 anos, o especialista do estilo mariposa é uma das promessas da natação angolana. O nadador de 1,65 metros tem como ídolo o compatriota Pedro Pinotes. Henrique Mascarenhas e Pedro Pinotes ocupam a segunda e a terceira posições com 714 e 679 pontos.

Em feminino, Lia Lima, que defende as cores do Sport Alges e Dafundo de Portugal, e distinguida Desportista do Ano 2019 pelo Globo de Ouro, é detentora da primeira posição com 645 pontos.

A medalha de bronze na 12ª edição dos Jogos Africanos em Rabat, Marrocos, levou a estar no top nacional com 1min4s21 na prova de 100 metros mariposa. Catarina Sousa, com 644 pontos, e Maria Freitas, com 628, seguem na segunda e na terceira posições, também num universo de 50 nadadoras.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto