Desporto

Natação: Clube Naval pretende recuperar mística perdida

Job Franco

Jornalista

O director desportivo do Clube Naval de Luanda, Cláudio Brandão, manifestou, ontem, a vontade de “recuperar a mística, cultura e história" nos desportos náuticos angolanos que a agremiação tem.

17/01/2023  Última atualização 08H20
O ex-seleccionador salientou objectivo imediato de devolver o protagonismo alcançado no passado © Fotografia por: Vigas da Purificação | Edições Novembro
O dirigente falava tendo em vista à disputa da primeira edição do Meeting Internacional de Natação, a realizar-se de 27 a 29 deste mês, na piscina de 50 metros do Complexo de Alvalade e na contra costa da Ilha do Cabo.

O ex-seleccionador nacional salientou que o objectivo imediato passa por devolver ao clube a "mística” que, no seu entender, se tem vindo a perder.

"Quero colocar o Clube Naval no caminho certo. Vamos começar a fazer isso a partir desta competição, fazendo a diferença e deixar a nossa marca”, realçou.

Para o director desportivo, o Clube Naval sempre foi um histórico da natação angolana, apesar de ter deixado de investir forte, durante alguns anos, na disciplina de natação.

"Com o investimento  e unidade, tudo faremos para colocarmos o clube no mapa da natação angolana”, disse.

"Este é um clube histórico. Forneceu algumas vezes atletas para a Selecção Nacional. A título de exemplo, eu já orientei o combinado nacional. Sou fruto desta agremiação, assim como outros grandes nomes, como o Joaquim Pestana, só para citar este, passou pelo Clube Naval. O clube é grande e, obviamente, não pode ser diferente. Vamos trabalhar para isso”, esclareceu.

Questionado sobre a participação no Torneio Internacional da modalidade, Brandão defendeu que possuem uma equipa em reestruturação e, como tal, não ambicionam ficar nos lugares cimeiros da competição, pese embora estejam a constituir um grupo muito sólido, equilibrado, compacto e sobretudo, os aspectos tácticos e técnicos.

Segundo o dirigente, é uma equipa que precisa de muita experiência e a prova que vai reunir nadadores nacionais e internacionais vai servir para efeito.

"Acreditamos que os atletas farão boas provas. Estão com um excelente desempenho nos treinos. E focados. Já temos um conjunto para participar em todas as provas. Num futuro próximo, vamos começar a lutar pelos troféus”, acredita.

Em relação à preparação, o responsável disse que o grupo, nesta , está a aprimorar os aspectos técnicos e de resistência básica.

Cláudio Brandão lembrou que para a disputa do Torneio Internacional de Natação de Luanda, o Clube Naval de Luanda  vai competir com 14 nadadores, em ambos os sexos, nas categorias de infantis, juvenis, juniores e seniores.

"O nosso foco recai para as classes infantis e juvenis, fruto daquilo que é a nossa visão para o futuro do clube”, rematou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto