Desporto

Nascimento Júnior enaltece adesão ao curso de árbitros

Silva Cacuti

Jornalista

O presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Angolana de Patinagem (FAP), Nascimento Júnior, considerou valiosa a aposta dos árbitros de Luanda na obtenção de novos conhecimentos.

11/03/2021  Última atualização 11H05
Presidente do Conselho de Arbitragem considera valiosa a aposta na acção formativa © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro
O responsável revelou que todos os juízes da capital do país, oito no total, participam no curso promovido via "Zoom” pela Academia da World Skate desde 28 de Fevereiro.
"Realmente, estamos satisfeitos pela adesão dos árbitros, isto resulta de um investimento grande da federação que criou condições aceitáveis para os árbitros estarem nesta formação. Nos dias de curso, os árbitros ficam na FAP entre as 15h00 e as 20h30”, disse Nascimento Júnior.

A World Skate, instituição de coordenação das acções ligadas à patinagem em todo o mundo, criou, em 2020, a Academia com objectivo de difundir os valores únicos da patinagem e elevar o nível profissionalismo de treinadores, juízes e demais agentes da modalidade, através de cursos direccionados a técnicos de todas as disciplinas.
A participação com aproveitamento no curso é um requisito de revalidação das carteiras dos árbitros internacionais. Por esta razão, dentre os oito inscritos estão Jorge Borges, internacional há cerca de 15 anos, Sérgio Zumba e Maria António que exibem emblemas de juízes internacionais a cerca de sete anos.

"A carteira internacional é, agora, validada de dois em dois anos, mediante a frequência de um curso da Academia da World Skate”, fez saber Nascimento Júnior.
Os árbitros de nível nacional, Celso Clemente e Baptista Kiokamba, apresentam-se a esta formação como candidatos à categoria internacional. Edelfrides Cipriano, retirado da arbitragem internacional, Joaquim Galiano e Helena Comboio são os outros árbitros que participam no curso. Em caso de aproveitamento, o país passa a contar com cinco árbitros de categoria internacional contra os seis anteriores.

Até à realização desta formação, Angola contava com Nascimento Júnior, Patrícia Costa, Edelfrides Cipriano, já retirados, além de Sérgio Zumba, Jorge Borges e Maria António.
A formação, explicou, conta com prelectores espanhóis, portugueses e de outras nações do topo da patinagem e não está a ser abrangente aos árbitros no interior do pais, porque a World Skate só disponibiliza a senha para acesso aos árbitros que sejam candidatos à categoria internacional.

"Já temos em carteira uma acção formativa em que vamos criar condições de participação de quase todos os árbitros do interior, isto depois da disputa da Supertaça João Garcia, agendada para o dia quatro de Abril”, prometeu Nascimento Júnior.
Entre Abril e Maio, a Academia da World Skate tem agendada a formação de treinadores.

  FAP quer proteger clubes formadores


A salvaguarda dos interesses de clubes formadores é um dos aspectos em destaque na proposta de Regulamento de Transferências da Federação Angolana de Patinagem (FAP) a ser apreciada a três de Abril, em Luanda, durante a primeira Assembleia-geral Ordinária do elenco dirigido por Dionísio Viegas, considerou Anacleto Silva "Kirro”, secretário-geral da instituição.
A reunião magna antecede a abertura da época desportiva, no dia quatro, e tem em agenda, além da apreciação do regulamento-geral, a revisão dos Estatutos da FAP.

"Não posso exteriorizar, agora, o conteúdo desses documentos, mas as propostas já foram enviadas aos clubes. Um dos pontos é a protecção dos clubes de formação. Os regulamentos de transferência propõem uma melhor protecção àquelas equipas que formam jogadores”, disse Kirro.
A época desportiva da FAP abre com a disputa da Supertaça João Garcia e deve adoptar os documentos a serem aprovados na Assembleia-geral.

Académica de Luanda, campeã nacional, e Petro de Luanda, finalista vencido na Taça de Angola, disputam o primeiro troféu da época desportiva.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto