Cultura

“Narrativa” junta artistas em exposição colectiva

Mário Cohen

Jornalista

“Narrativa” é o título da exposição colectiva, composta por 44 obras, de artistas plásticos de várias gerações, que está patente até o dia 30 de Junho, na galeria do Banco Económico, em Luanda.

02/05/2022  Última atualização 10H30
Jovens mostram talento e exploram novas tendências estéticas em mostra conjunta patente ao público até Junho deste ano © Fotografia por: DR
O curador da exposição, Marcos Jinguba, disse, ontem, ao Jornal de Angola, que foi feita com o objectivo de abrir um espaço para o debate entre gerações, em torno das mais modernas linguagens estéticas de produção artística e teórica da arte nacional. 

A mostra, adiantou, reúne trabalhos de oito artistas, feitos com base em diversas disciplinas das artes plásticas, como a pintura, fotografia e escultura. Numa iniciativa da galeria Movart e do Banco Económico, a exposição tem peças de criadores que estão a ganhar espaço no mercado, com destaque para Mumpasi Meso, Sakanenu Wampitila, Denise Luís, Benigno Tengo, Fernando Lucano, Leandro Marques, Nelson Nascimento e Sofia N’yala.

O curador e produtor cultural da Movart acrescentou, ainda, que "a exposição reforça o compromisso dos organizadores em relação ao desenvolvimento da cultura, da arte e dos artistas nacionais, assim como apresenta uma divisão temporal de décadas assente em propostas visuais que convergem sobre temáticas urbanas e ideológicas”. 

 

A galeria

A galeria angolana Movart iniciou o percurso no mercado nacional com o projecto "Pop-up”, em 2015. A meta do espaço é garantir que o mundo conheça o que África e a diáspora têm a oferecer a nível da arte, não por uma noção de "alteridade” ou exotismo, mas porque os artistas expressam realidades e discursos sub-representados no cenário artístico internacional.

Actualmente com uma filial em Lisboa, Portugal, a Movart tem se destacado nas maiores feiras internacionais de arte contemporânea, desde Nova Iorque a Londres, in-cluindo mercados de África, como Joanesburgo, onde consegue criar impacto entre os  coleccionadores e visitantes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura