Quando tomou a decisão de seguir Medicina Legal, os seus pais ficaram muito tristes, tendo-lhe questionado o que o levou a tomar a decisão de “cuidar dos mortos”, quando, na opinião dos progenitores, “existem tantas profissões boas”.
A construção de escolas, postos e centros de saúde, sistemas de abastecimeto de água e energia e reparação de vias de acesso às diferentes localidades da província estão no topo das acções do prpograma do governo provincial e Central.
O Administrador do Lobito, Nelson Joaquim da Conceição, tem 55 anos, licenciatura em física e astronomia e uma pós-graduação em gestão de cidades. Tomou posse no dia 11 de Outubro de 2017. Lobito ocupa uma área de 2.700 km2 e o número de habitantes ronda os 435 mil. Em entrevista ao Jornal de Angola, fala da situação do município que dirige
Quais os principais problemas económicos, sociais, demográficos e de saneamento no Lobito?
Os problemas económicos traduzem-se num Orçamento Geral do Estado insuficiente para as necessidades do município, tendo em conta as suas especificidades, o nível de desenvolvimento que possui, o alto índice de desemprego e o empobrecimento da classe empresarial. Nas questões sociais, posso referir um défice no abastecimento de água na zona alta da cidade, onde estão os bairros mais recentes, de energia eléctrica, também na rede escolar e sanitária. Os nossos problemas demográficos derivam de um elevado índice de natalidade e zonas de expansão urbana que foram ocupadas anarquicamente. Posso salientar, igualmente, o saneamento. Temos um sistema de macro-drenagem obstruído e de limpeza e recolha de lixo insuficiente, por falta de meios materiais e humanos e de um aterro sanitário.
No âmbito do ordenamento do território e urbanismo, ainda existe um plano director para o município do Lobito?
Existe um Plano Director Municipal (PDM), que foi aprovado e remetido recentemente ao Ministério do Urbanismo.
Constatamos que a parte da Restinga está totalmente ocupada por construções, sendo uma zona considerada sensível. Como está a questão da manutenção dos esporões de protecção da costa? Quantos são e quando foram colocados?
A zona habitacional da Restinga está totalmente ocupada, estando livre a balnear. Os 21 esporões da costa foram colocados nos anos de 1980 e tem havido uma manutenção pontual.
Fala-se no aterro massivo dos mangais e lagoas interiores para a construção imobiliária. Existe um estudo de impacto ambiental? Se sim, foi realizado por quem?
Os mangais do Lobito não têm sido aterrados e, às vezes, confundem-se com as antigas salinas. Na perspectiva da Administração Municipal, os mangais continuarão a ser preservados e foram encomendados estudos de impacto ambiental a serem feitos por duas empresas de renome, um das quais de nível internacional. Mas cabe ao Governo Provincial revelar o nome delas.
Como é que a Administração lida com a questão ambiental no município?
É política desta Administração a preservação do meio ambiente, particularmente o mundo animal, sobretudo, dos flamingos, realizando campanhas de sensibilização e de limpeza nas margens dos mangais, proibindo a pesca e a deposição de lixo.
Ultimamente, houve a questão dos que habitavam a lixeira na zona da britadeira. Como resolveu o alojamento dessas pessoas?
Está em curso o processo de transferência dos populares que habitam a grande lixeira do Lobito, para uma zona provisória, previamente preparada por esta Administração.
Que recursos tem à disposição para o presente ano?
É prematuro falar de recursos à disposição da Administração para o presente ano, em virtude do Orçamento para 2019 estar a ser revisto e não haver ainda definição sobre a atribuição ou não da consignação especial e dos recursos locais.
Lobito deverá ser dos municípios abrangidos pelo gradualismo das autarquias. Está preparado para isso?
Lobito, pelo nível de desenvolvimento que apresenta, está preparado para as autarquias que se avizinham.
Fala-se muito da existência de uma "máfia" que domina os negócios de vendas de terrenos, a partir da própria Administração Municipal...
A existência de uma "máfia" na venda de terrenos no Lobito não é verdadeira, mas existirão alguns prevaricadores, que o fazem à margem da lei, como é o caso de dois funcionários da Administração que se encontram a contas com a justiça.
Tendo em conta as enxurradas ocorridas no passado, como está a cidade, para o caso de ocorrerem fortes chuvas?
As insuficiências do OGE, de recursos técnicos e humanos impedem-nos de criar as condições reais para receber as chuvas de Março de forma serena. Isto só seria possível se o projecto de desassoreamento das valas de drenagem do Lobito e Catumbela e a reabilitação do troço rodoviário (Bar Africano/Catumbela), vulgo via rápida, incluindo as comportas anti-marés, aprovadas para o Programa de Investimento Publico de 2018, fosse implementado. Entretanto, têm estado a ser feitas algumas intervenções pontuais para minorar a situação.
Como se encontra a situação das pessoas que viviam na lixeira da cidade? Algumas delas eram desalojadas das enxurradas ...
Alguns desalojados de 2015 possuem já habitação própria na “Urbanização dos Cabrais”, estando os restantes a aguardar pela implementação e conclusão do projecto de edificação das 950 casas e da conclusão das construções iniciadas nesta zona.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA província conheceu, nos últimos anos, um crescimento notável no domínio da pecuária, com um registo de mais de noventa e cinco pocilgas, setenta apristos , 110 galinheiros, elevando a capacidade actual para 10 mil pintos por mês, 650 caprinos e igual número de suínos, que estão a ser distribuidos às comunidades
Temos de encarar a poupança não como um luxo, mas como uma despesa. Se por exemplo a pessoa tem uma despesa com cinco itens, acrescenta o sexto (poupança), mas esse sexto deve ser o primeiro gasto
Um grupo de jornalistas dos diferentes órgãos públicos e privados, designadamente, Agência angolana de notícias (Angop), Televisão Pública de Angola (TPA), Radiodifusão Nacional de Angola (RNA) e Edições Novembro (EN), bem como a Voz da América (VOA), DW, e Rádio Eclésia, representadas no Namibe, foi recentemente constituído no sentido de levar ao conhecimento da opinião pública as acções de impacto social que estão a ser feitas à nível da província, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
O governador do Namibe destaca as acções já realizadas e em curso no âmbito da implementação da carteira de projectos do PIIM na província. Numa entrevista colectiva que concedeu à imprensa, Archer Mangueira fala do impacto produzido pelas empreitadas do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), com particular realce aos sectores da Educação e Saúde e outras acções que concorrem para a melhoria de vida das populações da província onde está baseado o município do Camucuio, que é o primeiro da lista de municípios no país com projectos do PIIM já concluídos.
As três unidades fabris angolanas do sector têxtil contam com uma capacidade instalada para a produção de mais de 10 milhões de metros de tecido e 18 milhões de peças por ano, anunciou, quinta-feira(19), em Luanda, a chefe de Departamento das Políticas Industriais do Ministério da Indústria e Comércio, Antónia Torres.
O embaixador angolano em Singapura, Daniel Rosa, assistiu, quinta-feira(19), a cerimónia de investidura do Presidente eleito da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos-Horta, a quem entregou uma mensagem de felicitações do Chefe de Estado, João Lourenço.
Angola e Sérvia vão reforçar a cooperação militar no domínio da formação de quadros, nos próximos anos, tendo em vista a instalação de um Centro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico no país, anunciou, ontem, em Luanda, o secretário de Estado do Ministério da Defesa para a Indústria Militar, Afonso Neto.
Em causa, está o Projecto Cadeia de Valores Agrícolas, que tem um financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento, (BAD). No total, o valor ascende aos 123 milhões de dólares, dos quais 82 milhões do próprio banco e 16 milhões do Governo de Angola.
O escritor Mia Couto disse que Agostinho Neto promoveu um nacionalismo sem negar contribuições de outros povos, mostrando-se aberto à confluência cultural, apesar do forte apelo à necessidade de ruptura, para que se instalasse uma identidade própria em Angola. “Vejo essa nota curiosa no pensamento de Neto, com a sua poesia intemporal, dividida em dois grandes momentos”, sublinha.
Foi num dia como hoje, há vinte e nove anos, que os Estados Unidos da América anunciaram formalmente a normalização das relações diplomáticas com Angola, depois de quase duas décadas de tensão política e de um ambiente de confrontação, embora indirecta e por actores interpostos, que tinham caracterizado a sua vivência bilateral durante a fase derradeira da Guerra Fria.
A Sociedade Petrolífera Angolana (Somoil), Acrep-Exploração Petrolífera, banco Millenium Atlântico e o Banco Angolano de Investimento (BAI), são as empresas mais bem posicionadas para entrar na Bolsa de Valores de Angola (BODIVA) este ano.