Economia

Namibe tem condições para atrair investidores

O governador do Namibe, Archer Mangueira, considerou, em Moçâmedes, que a província possui todas as condições para atrair os grandes investidores ligados ao ramo da indústria siderúrgica, apontando as infra-estruturas de embarque de minério e outros recursos, como o Porto Minaraleiro e o Comercial.

11/09/2021  Última atualização 07H45
Governador do Namibe realça potencial mineiro da província © Fotografia por: DR
Ao falar, na quinta-feira, num encontro com o secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correia Victor, o governador afirmou que essas infra-estruturas portuárias permitem que os investidores tracem projectos de instalação de indústrias mineiras na província e impulsionem a economia da região.
De acordo com Archer Mangueira, com a   instalação iminente de uma indústria siderúrgica, serão induzidas operações empresariais da mesma cadeia de valor, com vantagens para o equilíbrio da balança de pagamentos, a redução das importações e o aumento das exportações.

O governador anunciou estudos de uma equipa técnica multissectorial que integra o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás a apontarem para a necessidade de a empresa estar localizada nas proximidades do Porto Mineraleiro.
O responsável da Mina de Cassinga, sediada na província da Huíla, Fuaty Tosyali, disse que, actualmente, projecta-se converter a unidade da mina numa indústria de siderurgia com sede no  Namibe.
Fuaty Tosyali garantiu a existência de um espaço, no Namibe, para a implantação da unidade industrial, na localidade do Saco-Mar, junto ao Porto Minaraleiro, estando já a decorrer os trabalhos de canalização do sistema de água e energia e, tão logo seja concluída esta fase, as obras deste empreendimento económico arrancam.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia