Economia

Namibe: Apreendidas toneladas de pescado

As duas mil e quinhentas e cinquenta caixas de pescado apreendidas no último fim-de-semana, na baía da comuna da Lucira, município de Moçâmedes, província do Namibe, começaram, esta quinta-feira, a ser descarregadas no Porto do Namibe para serem processadas em salga e seca.

27/01/2023  Última atualização 10H03
© Fotografia por: DR

As caixas de pescado diversos correspondem a 76 toneladas, 95 por cento das quais estão em boas condições para o consumo humano, declarou o chefe de Departamento de Fiscalização do Pescado no Namibe, Jeremias Malheiro. "O destino deste produto, segundo aquilo que rege as leis, reverte a favor do Estado", disse.

Acrescentou que, apesar do estar em boas condições, o sector das Pescas na província do Namibe, concretamente a área de inspecção, vai fazer todas as análises inspectivas para apurar o real estado do peixe até ontem embarcado em navios.

Nas embarcações em que foi apreendido o pescado foram notadas condições desumanas, com 10 angolanos a dormirem num camarote e outros por cima das caixas vazias, assim como cozinhas e lavabos com falta de higiene, o que periga a vida de toda a tripulação .

As embarcações, com pavilhão angolano, contam  com tripulantes chineses com autorizações requeridas para operar. O responsável sublinhou que, neste momento, decorre um processo de formalização da infracção, no fim do qual a Direcção Nacional das Pescas aplica multas.

De salientar que, neste mês de Janeiro, foram detectadas três embarcações a fazer pesca de arrasto na costa marítima do Namibe.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia