Regiões

Namacunde conclui obras do PIIM no mês de Junho

Dezassete projectos inseridos no Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), em execução no município de Namacunde, província do Cunene, serão concluídos em Junho, segundo informou, ontem, a administradora local.

08/03/2022  Última atualização 10H15
Plano Integrado de Intervenção nos Municípios tem como prioridade a construção de estradas © Fotografia por: DR

Cristiana Nameomunu disse que os projectos com execução física geral de 80 e financeira de 70 por cento, incluem a construção de 24 quilómetros de terraplanagem e uma linha de distribuição de energia eléctrica, nas comunas de Namacunde e Chiedi.

Fazem ainda parte das obras em curso no município, conforme detalhado pela Angop, quatro escolas de sete salas de aula cada, 10 residências T6 para professores e enfermeiros e a escavação de alguns reservatórios de água para a população e o gado, avaliados em 1,1 mi-lhões de kwanzas.

Namacunde foi contemplado com 19 projectos do PIIM, dos quais dois já foram inaugurados, a destacar a escola primária de sete salas na sede do município e complexo residencial T6 para professores e os técnicos da saúde, na localidade de Ohakayonde.

Durante um balanço sobre o andamento das obras sociais do PIIM, em Namacunde, Cristiana Nameomunu considerou satisfatório o nível de execução física e financeira das empreitadas.

A responsável fez saber que estão por inaugurar, nos próximos dias, uma escola primária de sete salas, na localidade de Oikundo, e duas residências T6, em Omuhogo e Onashalama, que vão proporcionar melhores condições de acomodação aos alunos, professores e enfermeiros.

Cristiana Nameomunu informou que no município existem apenas três projectos com um ligeiro atraso, um dos quais a linha de distribuição de energia, devido a questões financeiras.

Conheça os projectos

O Cunene conta com 117 projectos, consubstanciados na construção de escolas, unidades sanitárias, vias estruturantes, a melhoria do saneamento básico, entre outros, avaliados em 18 mil milhões, 359 milhões, 580 mil e 382 kwanzas.

Destes já foram inaugurados 10 equipamentos do PIIM, entre escolas, complexos residenciais para professores e enfermeiros, projecto de iluminação pública, aquisição de equipamento para saneamento básico e tractores para actividade agrícola.

As obras distribuídas pelos municípios do Cuvelai, Na-macunde, Ombadja, Cuanhama, Cahama e Curoca representam uma execução física global de 65, 25 por cento e financeira de 46,46 por cento.

Desde 2020, já foram aplicados oito mil milhões, 712 milhões, 809 mil e 420 kwanzas, na execução do plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) na província do Cunene.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões