Mundo

Nações Unidas pedem eleições participativas

O representante especial das Nações Unidas para a África Ocidental e Sahel, Mohamed Ibn Chambas, que terminou ontem uma visita de três dias ao Benin, desejou eleições presidenciais “participativas e transparentes” no país, em 11 de Abril, segundo a Efe.

12/02/2021  Última atualização 11H20
© Fotografia por: DR
O pequeno país da África Ocidental, há muito considerado como um modelo de democracia, mas que mais recentemente tem seguido um caminho para um regime autoritário, prepara-se para a realização de eleições, num momento em que as grandes figuras da oposição estão no exílio, ou condenadas a penas de inelegibilidade, que as proíbem de concorrer.
"O representante especial para a África Ocidental e o Sahel apelou a todos os interessados para darem prioridade ao diálogo na resolução de quaisquer divergências”, convidando-os "a não poupar esforços para assegurar a organização de  eleições pacíficas, participativas e transparentes”, refere um comunicado emitido no final da missão.
Durante a sua visita ao Benin, Ibn Chambas encontrou-se, entre outros, com o Presidente Patrice Talon, e com líderes de partidos políticos, incluindo os da oposição. Numa reunião com os partidos, a oposição de-nunciou a Ibn Chambas "as fechaduras postas em prática” pelo Governo para impedir um escrutínio participativo. A oposição criticou, em particular, uma nova disposição da Lei Eleitoral que exige que cada candidato seja patrocinado por 16 autarcas ou deputados.Contudo, a oposição tem apenas seis representantes eleitos, forçando-a, por isso, a negociar com a maioria presidencial a fim de encontrar apoiantes e, desta forma, poder participar nas eleições presidenciais.
A Comissão Eleitoral recebeu um total de 20 candidaturas, incluindo a do actual Presidente, mas a maioria delas não tem o número necessário de patrocinadores, de acordo com uma fonte próxima desta instituição.

"Patrice Talon não pode seleccionar os seus concorrentes. A eleição deve ser aberta”, afirmou um dos líderes dos partidos da oposição Eric Houndété, após a reunião com Ibn Chambas.A lista de eleitores para a próxima votação - que promete ser tensa - foi enviada para a Comissão Eleitoral na terça-feira à noite.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo