Os fundamentos da cooperação entre os diferentes países e regiões que usam a língua portuguesa como idioma oficial vão muito além deste último. Tais países e comunidades são chamadas “lusófonas”, o que é um equívoco, desde logo, porque em todos eles (incluindo Portugal) são faladas igualmente outras línguas.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve dois cidadãos estrangeiros que se dedicavam à adulteração das datas de validade de sacos de arroz, no município de Viana, em Luanda, uma realidade que, no fundo, já não traz nada de novo.
Nos Estados Unidos, muitas vezes coloca-se a questão sobre qual é a profissão que tem gente que mais mente— a profissão com mais mentirosos. Fiz uma pesquisa da hierarquia das inverdades e notei que os políticos são sempre os primeiros. Depois há os jornalistas e não muito longe os mecânicos e vendedores de viaturas usadas. Continuei com a pesquisa e os mecânicos de viaturas foram aparecendo com frequência.
É que aqui nos Estados Unidos a mão-de-obra é muito cara. Há casos em que um mecânico poder cobrar 200 dólares por um trabalho de uma hora. Cerca de duas décadas, tive um problema com a minha viatura e levei a mesma para uma oficina de representantes da marca; depois do diagnóstico, notei que o custo seria mais do que comprar uma nova viatura.
Alguém sugeriu que fosse a um mecânico haitiano chamado George. George, que infelizmente já é falecido, pertencia ao Partido Republicano; naquela época, este era o partido dos imigrantes, de gente que acreditava que através do trabalho e determinação qualquer um poderia realizar o grande American dream (sonho americano).
George era muito honesto; na sua oficina fazia-se o diagnóstico do problema da viatura, mas também ele sugeria outras opções; por exemplo, substituir por uma peça nova ou por outra vinda do "junk yard” ou do ferro velho. Não só: o George também fazia o trabalho a crédito.
Ele reparava a viatura e alguém pagava por prestações. George sabia exactamente quem merecia este privilégio — usualmente alguém com família, membro de uma igreja, alguém responsável.
O negócio do George era tão próspero que ele tinha vários empregados. Naquele mundo de muita desconfiança, George era alguém altamente confiável.
No passado, já houve alguém que terá afirmado que uma forma de fazer bom dinheiro é ser honesto numa profissão com a reputação de haver muitos mentirosos.
Para muitos imigrantes africanos na nossa área de Jacksonville, Florida, onde vivi por muitos anos, o mecânico de confiança foi um senhor do Sul do Sudão chamado Phillip. Como George, ele também ajudava muitos a evitar os altíssimos custos das grandes oficinas.
Tive um problema alguns anos atrás e o Phillip recomendou-me um bate-chapas com origens na América Central, precisamente nas Honduras. O Juan é um velho, que fala um inglês pouco compreensível e que só ouve num ouvido. Na escala de mentiras, de zero a dez, ele estaria nos sete e meio. Passei uma tarde na oficina dele e fiquei surpreso pelas mentiras que ele foi dizendo.
O problema com o Juan é que tinha muitas coisas a fazer que o distraíam. Ele disse que eu deveria deixar a viatura e logo que completasse o trabalho chamar-me-ia. Vi o senhor a começar o trabalho na viatura. Eu suspeitei que não estava a dizer a verdade. Duas horas depois, fui lá sem ser chamado e nada tinha sido feito. O assistente do Juan disse que ele tinha ido comprar certas peças para a viatura. Esperei e o Juan voltou uma hora depois sem nenhuma peça; ele tinha ido dar uma grande volta.
Neste, todo o tempo havia música de fundo da América Latina bem alta e romântica. O Juan, com o seu único ouvido que funciona, tentava apreciar a música e às vezes parava de trabalhar para cantar os coros das mesmas canções. Com os olhos fechados e com a mão com a chave inglesa no lado do coração, o Juan abanava a cabeça cantando amores não correspondidos.
Depois apareceu uma senhora, jovem, com uma daquelas mbundas produzidas com a mesma matemática e precisão dos famosos drones de guerra dos Estados Unidos. A senhora transformou a oficina do Juan numa espécie de passarela; ela até sentou em cima do boné de uma viatura amarela enquanto o Juan conversava com ela, às vezes repetindo linhas das canções que ele tanto amava.
Entretanto, a minha viatura não estava a ser reparada. Apareceram várias pessoas a reclamar que as suas viaturas não tinham sido reparadas.
O Juan contava várias histórias para justificar as razões que o tinham levado a não completar o trabalho. Ele dizia que tinha passado horas debaixo da viatura e nunca antes, mas nunca mesmo, tinha encontrado um problema tão complicado.
Para uma outra pessoa, o Juan insistia que havia uma peça que estava a faltar e que o preço mais acessível estava na eBay. O Juan dizia inverdades com tanta convicção que eu também passei a acreditar nelas. De vez em quando, o Juan olhava para mim e piscava o olho. Eu acenava com a cabeça que estava em perfeita sintonia com ele. Eu estava na grande oficina das inverdades.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA aposta no crescimento económico,Crescimento da população Biodiversidade e Cultura são dimensões que revelam a grandeza de uma nação e reflectem as principais orientações de política no que concerne ao desenvolvimento sustentável dos países, em que a noção de convergência e equilíbrio está patente nos objectivos e metas definidas até 2030.
O fusca (viatura de marca Volkswagen) parado numa das ruas de Addis Abeba, onde existe um hotel com o nome de um Presidente americano, não passa despercebido: está à venda como um objecto de antiquário, nunca desprezado, prestes a ser revalorizado.
"Não são admitidos nas assembleias de voto, devendo ser retirados pelas forças de ordem pública, cidadãos que se apresentem manifestamente embriagados, sejam portadores de qualquer arma ou estejam a perturbar a ordem e tranquilidade das assembleias de voto, dentro de um raio de 500 metros", assim dispõe o número 2 do Artigo 107.º, sobre a Garantia de Ordem Pública, da Lei n º 36/11, de 21 de Dezembro - Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais.
A 15 de Agosto de 2022, cerca de 1,3 biliões de habitantes da Índia celebram o 75º aniversário da Independência da Índia dos dois séculos de domínio imperialista. A Independência da Índia ocorreu através de uma luta não violenta liderada por Mahatma Gandhi e muitos outros líderes que têm sido inspiração para as lutas pela liberdade em todo o mundo.
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, mostrou-se regozijado pela “vitória inédita” de Angola no Prémio SADC de Jornalismo 2022 anunciada, hoje, em Kinshasa, RDC, onde decorre a 42ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
Angola começa a realizar transplante de órgãos a partir do primeiro trimestre do próximo ano, como anunciou a ministra da Saúde, no final da reunião Plenária de encerramento da 5ª Sessão Legislativa da IV Legislatura da Assembleia Nacional, realizada segunda-feira, em Luanda.
O candidato a Presidente da República pelo Partido NJANGO, Dinho Chingungi, prometeu esta terça-feira, em Malanje, caso o seu partido ganhe as eleições de 24 deste mês, transformar a província da Palanca Negra num "grande" pólo turístico, para garantir emprego aos jovens.