Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa – PALOP. É importante reconhecer que são poucas as referências de artistas dos PALOP nas playlists pan-africanas.
Dessas referências não podemos deixar de fora nomes como Bonga e Cesária Évora. De Bonga não escolhemos um tema mas sim o álbum "Angola 72”, pela carga interventiva e valor histórico. Se o americano Will Smith tem "Mona Kingixiça” como obrigatório, o álbum onde este tema consta é imperativo para quem queira conhecer o poder que a música teve no processo de emancipação naciona.
De Cissi (27 de Agosto de 1941 - 17 de Dezembro de 2011) baptizada mundialmente como Diva dos Pés Descalços, fica aqui "Sodade”. Curiosamente uma das primeiras reinterpretações deste clássico mundial foi do angolano Barceló de Carvalho, o Bonga Kwenda, homem que veio ao mundo aos 5 de Setembro de 1942 em Porto Kipiri.
Encerramos esta proposta de roteiro musical com o tema de abertura, "Ayé Africa” de Franklin Boukaka, numa versão feita pelo grupo de rap Bisso na Bisso. Com esta playlist os afro-realistas, que constituem a terceira via dos africanistas, pois não embarcam nem no afro-positivismo e muito menos no afro-pessimismo, têm uma desafiante trilha sonora para os vários momentos de África. Quem sabe, noutra altura, apresentemos um alinhamento com as novas tendências, tendo em caixa alta Burna Boy, a novel estrela nigeriana de dimensão mundial, que conquistou o Global Music nos Grammy de 2021, a categoria que substituiu a polémica World Music na academia americana. A gigante Anjelique Kidjo, por sinal a última vencedora do Grammy no quesito World Music, oportunamente disse: "Burna Boy representa uma nova África”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO estado de saúde do kudirista Nagrelha, que no último sábado viajou para Portugal, onde recebe tratamentos médicos num hospital na cidade do Porto, devido a problema respiratório, continua estável, segundo uma fonte familiar.
O musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.
A longa-metragem “A palavra tem poder” foi o grande vencedor da terceira edição do Kids Talent Awards (KTA), ao arrebatar o prémio de melhor filme e de melhor actriz, para a figura que interpreta a personagem principal, de nome Angolaninha.
A equipa do Cuando Cubango FC pode anunciar, a qualquer momento, a desistência da disputa da próxima edição do Girabola, por falta de um patrocinador oficial para suportar todas as despesas com salários, prémios de jogo, deslocações, alojamento e alimentação.
Os embaixadores africanos acreditados no Egipto receberam, na quarta-feira, informações sobre o processo eleitoral em curso em Angola, convocadas pelo Presidente da República, João Lourenço, para o dia 24 de Agosto do corrente ano.
Todas as despesas com o internamento do antigo Presidente José Eduardo dos Santos numa clínica em Barcelona (Espanha) estão a ser custeadas pelo Executivo angolano, revelou, nesta quinta-feira, ministro das Relações Exteriores, Téte, António.
O papel preponderante das questões de Defesa e Segurança nas agendas interna e externa dos Estados, através de mecanismos de concertação multilateral ou nas organizações internacionais, foi enaltecido quarta-feira(29), em Luanda, pelo presidente da Assembleia Nacional.
A II Conferência dos Oceanos, que decorre desde 27 de Junho até 1 de Julho, em Lisboa, Portugal, sob o tema “reforçar a acção dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do ODS14: avaliação, parcerias e soluções”, elegeu Angola como uma das vice-presidentes e relatora-geral do evento.