A abertura da 122.ª edição das Festas de Nossa Senhora do Monte, a decorrer de 1 a 31 de Agosto próximo, na cidade do Lubango, tem na agenda a realização de espectáculos com conceituados músicos nacionais, com realce para Paulo Flores, Ary, Yuri da Cunha e Edmásia Mayembe.
Paulo Gaspar fez saber que os músicos da praça local, desde iniciantes a referências no mercado das terras da Chela, vão também exibir o seu talento nos espectáculos programados para o mês de Agosto.
"Os jovens interessados em estrear-se no mundo da música devem aproveitar as actividades culturais das festas para apresentar ao público as suas propostas musicais, de modo a poder convencer os potenciais patrocinadores, à semelhança do registado nas festas passadas”, aconselhou.
Outra novidade, avançou, é a realização, pela primeira vez, do Moda Huíla, já com condições para permitir que os antigos criadores e estreantes mostrem as suas colecções, com realce às roupas produzidas com cruzamento entre o tradicional e o moderno.
Paulo Gaspar aconselhou aos antigos e estreantes costureiros a darem particular destaque nas criações e propostas da Samakaka, um tecido tradicional do grupo etnolinguístico Nhyaneka Nhumbi, que na maioria dos eventos de moda cativa dezenas de nacionais e estrangeiros.
O desafio dos membros do Comité de Festas de Nossa Senhora do Monte, adiantou, é de tornar cada edição numa actividade rentável não só para os anfitriões, como também para os visitantes de modo que o número de nacionais e estrangeiros de vários pontos do mundo aumente significativamente.
Os namibianos, sul-africanos, portugueses, brasileiros, eritreus e zairenses, realçou, já participam com alguma regularidade em várias actividades das Festas de Nossa Senhora do Monte, com destaque para a Expo-Huíla, Feira do Gado, Miss Huíla, 200 Km da Huíla, Festival Músico-Cultural, Procissão da Capelinha de Nossa Senhora do Monte.
Paulo Gaspar anunciou que a nova imagem do complexo turístico de Nossa Senhora do Monte, com destaque à piscina com água e barquinhos para circular dum ponto ao outro e a requalificação do parque hoteleiro do recinto turístico figuram como postais da actual edição das festas, que se celebram anualmente desde 1902.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginPelo menos quatro mil empregos indirectos foram criados no ecossistema das indústrias criativas angolanas pela Multichoice, informou, quinta-feira, em Luanda, o seu director em Angola, Marcus Valdez.
A “Festa do Teatro”, que há quatro meses movimentou a baixa da cidade de Luanda, com espectáculos de quinta-feira a sábado, no Teatro Elinga, inseridos na programação cultural do Circuito Internacional de Teatro (CIT), encerra hoje à noite, com uma gala no Memorial Dr. António Agostinho Neto.
A 4.ª edição do Festival de Publicidade (FESTIPUB), a ter lugar, nos dias 23 e 25 de Outubro, em Luanda, distinguirá o melhor da publicidade e do marketing em Angola e nos restantes Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Os directores da Academia Diplomática Venâncio de Moura, Marcos Barrica, e o do Gabinete de Estudos e Análises Estratégicas do Ministério das Relações Exteriores, Matias Pires, foram recebidos em audiência, esta segunda-feira, em Havana, por membros de Direcção do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) "Raul Roa Garcia" de Cuba.
Pelo menos 25 crianças morreram e dezenas ficaram feridas num acidente com um autocarro que transportava fiéis muçulmanos que celebravam o nascimento do profeta Maomé no norte da Nigéria, informou hoje um responsável pela segurança rodoviária.
O bilionário e co-fundador da Microsoft, Bill Gates, defendeu, hoje que os países mais ricos devem aumentar a ajuda as nações africanas, destacando que, "num mundo justo", estes países deviam ver a sua dívida perdoada.