Cultura

Músicos de referência nacional vão aquecer abertura das Festas de Nossa Senhora do Monte

Estanislau Costa | Lubango

Jornalista

A abertura da 122.ª edição das Festas de Nossa Senhora do Monte, a decorrer de 1 a 31 de Agosto próximo, na cidade do Lubango, tem na agenda a realização de espectáculos com conceituados músicos nacionais, com realce para Paulo Flores, Ary, Yuri da Cunha e Edmásia Mayembe.

27/07/2024  Última atualização 09H25
Membros da comissão organizadora falaram à imprensa © Fotografia por: DR
O presidente do Comité de Festas, Paulo Gaspar, que avançou os dados ao Jornal de Angola, anunciou ainda que as terras altas da Chela vão estar ao rubro com a presença de outros músicos de referência nacional, nomeadamente Yannik Afroman, Cage One, Rap Gang, Rui Orlando, Anderson Mário e Jéssica Ningui.

Paulo Gaspar fez saber que os músicos da praça local, desde iniciantes a referências no mercado das terras da Chela, vão também exibir o seu talento nos espectáculos programados para o mês de Agosto.

"Os jovens interessados em estrear-se no mundo da música devem aproveitar as actividades culturais das festas para apresentar ao público as suas propostas musicais, de modo a poder convencer os potenciais patrocinadores, à semelhança do registado nas festas passadas”, aconselhou.

Outra novidade, avançou, é a realização, pela primeira vez, do Moda Huíla, já com condições para permitir que os antigos criadores e estreantes mostrem as suas colecções, com realce às roupas produzidas com cruzamento entre o tradicional e o moderno.

Paulo Gaspar aconselhou aos antigos e estreantes costureiros a darem particular destaque nas criações e propostas da Samakaka, um tecido tradicional do grupo etnolinguístico Nhyaneka Nhumbi, que na maioria dos eventos de moda cativa dezenas de nacionais e estrangeiros.

O desafio dos membros do Comité de Festas de Nossa Senhora do Monte, adiantou, é de tornar cada edição numa actividade rentável não só para os anfitriões, como também para os visitantes de modo que o número de nacionais e estrangeiros de vários pontos do mundo aumente significativamente.

Os namibianos, sul-africanos, portugueses, brasileiros, eritreus e zairenses, realçou, já participam com alguma regularidade em várias actividades das Festas de Nossa Senhora do Monte, com destaque para a Expo-Huíla, Feira do Gado, Miss Huíla, 200 Km da Huíla, Festival Músico-Cultural, Procissão da Capelinha de Nossa Senhora do Monte.

Paulo Gaspar anunciou que a nova imagem do complexo turístico de Nossa Senhora do Monte, com destaque à piscina com água e barquinhos para circular dum ponto ao outro e a requalificação do parque hoteleiro do recinto turístico figuram como postais da actual edição das festas, que se celebram anualmente desde 1902.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura