Cultura

Músicos consagrados recordam sucessos durante o espectáculo “Almoço Angolano”

Analtino Santos

Jornalista

O arranque da temporada 2024 do projecto artístico “Almoço Angolano” tem como destaque os autores dos sucessos "Kakinhento", "Ndaua Wé" e " Boca na Botija", nomeadamente, Robertinho, Pedro Cabenha e Baló Januário, respectivamente, que actuam hoje, a partir das 16h00, no Hotel Diamante, em Luanda.

31/03/2024  Última atualização 09H05
Robertinho é um dos convidados para animar hoje o convívio © Fotografia por: DR

Os artistas vão ter o acompanhamento da Banda Real, formação oficial do projecto. O concerto tem a abertura do grupo tradicional Kudimuena Kota, presença habitual no "Almoço Angolano”. Este elenco faz a ponte das participações em Dezembro de Calabeto, Cristo, Clara Monteiro e Proletário que encerraram o ano passado. António Simão, mentor do projecto prometeu inovações para esta temporada e continuar a contribuir na promoção da música e cultura angolanas.

Robertinho ganhou visibilidade quando participou no programa "Bom fim-de-semana”, dedicado ao lançamento de novos talentos, que ganhou protagonismo, em 1983, com a música "Nguma”.

Começou a carreira no grupo Ébanos, como instrumentista e corista aos 18 anos, a convite de um amigo. Integrou depois o Agrupamento Fapla-Povo e o conjunto Diamantes Negros, como vocalista e baterista. Tem no mercado os discos "Joana” e "Kakinhento”.

Pedro Cabenha começou a carreira artística no final da década de 1970 como vocalista do agrupamento Proletários. Atingiu reconhecimento nacional em "Michele”, uma história de violência doméstica que é o seu cartão de visita. "Ndaiué", "Jinguela", "Adiakimi", e "Beiral" são outros sucessos dos discos "Nzoji Yami”, "Ndaiué”, "Mamá Sessá” e "Ngambi”, Baló Januário conhecido como uma das principais referências da cabecinha espelhada em temas como "A culpa é minha” e "Assim é o problema” "Azar da Belita”, "Casa da Mana”, "Era Boa Pessoa”, "Boca na Botija" e outros que o consagraram como um fenómeno de popularidade na música tradicional, que conquistou outros espaços. Tem, no mercado, os álbuns "Macamdumba”, "Ubeca Uami” e "Boca na Botija”.

Conta com vários prémios em concursos nacionais como Top Rádio Luanda, Angola Music Award, finalista do Top dos Mais Queridos.

No ano passado, o Almoço Angolano teve em palco Sabino Henda, Claudeth Tchizungo, Flay, Patrícia Faria, Voto Gonçalves, Prolétario, Nikila de Sousa, Robertinho, Mago de Sousa. Augusto Chacaya, Xaxinha, Mazui Dya Musseke, Euclides da Lomba, Margareth do Rosário e Banda Maravilha. O projecto arrancou em Junho de 2022 com Calabeto, depois actuaram Dom Caetano, Lulas da Paixão, Dina Santos, Legalize e Margareth do Rosário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura