Cultura

Músico Zé Mix defende maior aposta no folclore

Manuel Albano

Jornalista

Os estilos musicais tradicionais têm ajudado a dar outra dinâmica as actividades culturais e artísticas realizadas no país, o que tem permitido conquistar cada vez mais admiradores ao longo dos anos, disse, ontem, em Luanda, o músico consagrado Zé Mix.

09/03/2021  Última atualização 08H00
Autor “Kanjila” disse que tem constatado maior valorização do folclore © Fotografia por: DR
Em declarações, ao Jornal de Angola, por ocasião do 21 de Fevereiro, Dia Internacional da Língua Materna, data instituída em 1999 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o músico disse que tem constatado uma maior valorização do folclore e aconselhou, os artistas da nova geração a explorarem mais esse marcado, por promover e preserva a matriz cultural nacional.

O cantor, que se encontra em estúdio a produzir os temas do disco, ainda sem título, adiantou que está numa fase de colher sugestões. A ideia, acrescentou, tem sido a recolha subsídios, para diversificar os estilos no sentido de alcançar novos mercados, o que o tem motivado apostar no kilapanga, cabecinha, boleio e semba.
Autor dos sucessos "Kanjila” e "Kalunga Nguma”, do disco de estreia "Kutuala”,  Zé Mix disse que vai procurar não fugir muito da linha de conforto com a implementação de novos elementos acústicos nos temas do segundo álbum, interpretados em português e kimbundu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura