Cultura

Músico Seu Jorge e Pérola partilham o palco em Luanda

Amilda Tibéria

Para os fãs do cantor brasileiro Seu Jorge, o momento mais importante da noite foi ter interpretado a canção "E isso aí", com a cantora Pérola, no seu grande Show em terras de Neto, realizado sexta-feira, no Centro de Conferências de Belas (CCB), em Luanda, e sábado à noite na província de Benguela.

18/09/2023  Última atualização 08H05
© Fotografia por: DR

O espectáculo, com a duração de seis horas e com a sala com mais de 300 lugares todos ocupados, começou com uma atmosfera envolvente e uma energia contagiante, preparando o terreno para o momento da noite aguardado por todos: o dueto entre Seu Jorge e Pérola. Assim que as primeiras notas foram tocadas, uma emoção tomou conta do local e os aplausos entusiasmados começaram a ecoar pela plateia.

Segundo o cantor brasileiro, foram dois dias de muita euforia e Seu Jorge manifestou-se emocionado com a grande interacção do público, que conhece tão bem as suas canções. Com um repertório de 25 anos de carreira, Seu Jorge cantou sucessos como "Burguezinha", "Carolina", "Salve Jorge", "Quem não quer sou eu", "Pretinha", "Ela é amiga da minha mulher", "Batuque", "Chock", entre outras canções que fizeram o público vibrar do princípio ao fim do espectáculo.

A lacrimejar, o cantor recitou o poema de sua autoria "Negro Drama", onde retrata o tempo da escravatura, a libertação e a vida dos negros favelados. "Após declamar, eu estarei sempre feliz em Angola, porque me reencontro com as minhas raízes e sinto que estou totalmente em casa e que este povo ainda tem muito para dar ao mundo e que haverá grandes shows no Brasil dos cantores angolanos", disse Seu Jorge.

Além do dueto marcante, Pérola também brilhou nas suas performances individuais, ao apresentar alguns dos seus sucessos, encantando a plateia com a sua voz poderosa em canções como "Sincera", "Fenix", "Não vale a pena" e "Omboio".

O público presente no CCB, em Luanda, e no Luna Ocean Club, no Lobito, foi agraciado com uma noite inesquecível de muito talento e música de alta qualidade. Seu Jorge e Pérola demonstraram porque são considerados dois dos maiores artistas dos seus respectivos países, emocionando e deixando todos eufóricos com a sua performance impecável.

O Show de Seu Jorge e Pérola é uma produção da LS Republicano e Áureo Gama Entertainment, numa parceria bem-sucedida com o Luna Beach Club.

Seu Jorge é actor, cantor, compositor e músico. Mas antes de estar onde está, Seu Jorge teve diversas ocupações, tendo trabalhado como borracheiro (trabalhador de uma recauchutagem) e contínuo desde a infância. Chegou a tentar a vida militar na juventude, mas não se adaptou. Habituado a rodas de samba e também a bailes de funk e charme, começou a cantar na noite.

Nos anos 1990, o seu irmão Vitório foi vítima de uma chacina que abalou a família e o levou a viver na rua como sem-tecto por cerca de três anos. A guinada, ao longo daquela década, ocorreu ao integrar uma companhia de teatro e a banda Farofa Carioca. Aos poucos, foi ganhando notoriedade e recebendo convites para participar de diversas gravações.

Além da música, passou a despontar também como actor. Ao longo da carreira, actuou em títulos como Cidade de Deus (2003) e Tropa de Elite 2 (2010). Após os álbuns Samba Esporte Fino (2001) e Cru (2004), tornou-se ainda mais popular ao gravar o álbum Ana & Jorge (2005), em parceria com Ana Carolina, que rendeu o hit "É Isso Aí”, versão do hit norte-americano The Blower’s Daughter.

Depois, gravou em estúdio os discos The Life Aquatic Studio Sessions (2005), América Brasil (2007) e Seu Jorge e Almaz (2010), além dos lançamentos ao vivo. O projecto Músicas para Churrasco teve dois volumes, lançados em 2011 e 2015. O currículo inclui dezenas de outros projectos no cinema e na música.

Actualmente, Seu Jorge vive nos Estados Unidos. Tem três filhos, Luiz, Flor e Maria Aimée. Foi casado com Mariana Jorge, de 2013 a 2016, e depois com Karina Maluf, de 2018 a 2020.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura