Cultura

Músico relembra passado em novo CD de originais

Roque Silva

Jornalista

O músico Enoque Lúcio colocou, esta semana, no mercado o terceiro disco de originais, “Fofocas da Banda”, cujos temas abordam assuntos do quotidiano, assim como sobre alguns dos usos e costumes dos angolanos.

06/01/2022  Última atualização 10H55
© Fotografia por: DR
O disco, lançado nas plataformas digitais, tem sete faixas, cujos temas chamam, ainda, a atenção para a importância do resgate da ancestralidade e do cancioneiro popular da região sul de Angola.

Cada canção, disse, retrata uma história diferente sobre os vários hábitos e costumes das províncias mais ao sul de Angola, pouco abordados e preservados pelos jovens na sociedade moderna.

Compositor, cantor e produtor musical, o cantor esclareceu, ao Jornal de Angola, que reconta, no CD, pelas canções "Copo de Sal”, "Pés doridos” e "Cesto da Avó”, o amor de outrora, o sacrifício matriarcal e as vivências do passado, revisitando, assim, os valores da ancestralidade.

O cantor referiu que pretende, com o lançamento, instigar as futuras gerações a preservarem mais as raízes, resgatando os usos e costumes. "A ideia é elucidar os jovens sobre as vantagens de preservar mais a história e costumes, assim como instigá-los a não cometerem os erros do passado”, frisou.

As vivências narradas no CD, disse, o transformaram no artista que é hoje, cantando melodias cujas letras imortalizam os hábitos e costumes do passado. Alguns temas, como "Fofocas da Banda”, referiu, foram produzidos no Lobito (Benguela), no estúdio JC, sob a direcção do produtor Dilson Comando, com o afrojazz como base sonora, mas numa dinâmica mais contemporânea, sem perder a matriz da musicalidade.

Para o cantor, o lançamento de "Fofocas da Banda” é a sua contribuição para a preservação da tradição e incentivo ao resgate da identidade cultural dos angolanos, "uma forma de incentivar a responsabilidade individual para a construção de uma Nova Angola”. 

Compositor, produtor e cantor, Enoque Lúcio iniciou o percurso artístico em corais infantis, como Quarteto Heróis da Fé. Em 2011, gravou o single "Refúgio Seguro” e depois o CD "Solos da Marcel Gospel”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura