A exposição fotográfica intitulada “António Agostinho Neto, uma vida de entrega” está patente desde sábado até a primeira semana do mês de Setembro, nas salas 1 e 2 do Museu Nacional Estância Jesuítica de Alta Gracia, província de Córdoba, na Argentina.
O músico e guitarrista angolano Pop Show, fundador da banda musical Afra Sound Stars, morreu, ontem, em Luanda, vítima de doença. A triste notícia foi confirmada pelo realizador de cinema e amigo de longa data do cantor, Nguxi dos Santos.
O músico e compositor Né Gonçalves lançou sexta-feira, o videoclipe da música “O Voo de Fado”, em parceria com a fadista Soraia Cardoso. A música é uma mistura de fado com semba e mostra o melhor dos dois mundos, sendo produzido oito meses depois da apresentação, em Luanda, do single “Undengue Uami”, uma parceria com Yuri da Cunha.
De acordo com uma nota de apresentação do novo single "O Voo do Fado”, com letra e música sua e produção de Yami Aloelela, começa por se ouvir um hungu que introduz um fado bem português, com a fresca voz de Soraia Cardoso a voar sobre a viola de fado e o baixo acústico de Yami, a guitarra portuguesa de José Manuel Neto e o maravilhoso arranjo de cordas do orquestrador Carlos Garcia. Um fado melodioso que é suavemente desconcertado pelo semba que de imediato se lhe segue, cantado por Né Gonçalves, por cima de sublimes guitarras e percussões angolanas.
Ainda segundo o texto de apresentação a letra "O Voo do Fado” homenageia directamente alguns dos maiores expoentes deste género: Amália Rodrigues em "Gaivota” e "A Casa da Mariquinhas”, Carlos do Carmo em "Os Putos” e "Por Morrer Uma Andorinha” ou, mais subtilmente, Mariza na citação de "Ó Gente da Minha da Terra”, que tem letra original, embora nunca por ela gravada ou cantada, de Amália.
E, nesta letra, Né Gonçalves deixa também bem claro que o fado já não é só português, mas também é "nosso”, angolano e universal. Porque o fado, para além de ser Património Cultural e Imaterial da Humanidade, poderá ter na sua génese a influência de um género de origem angolana, o lundum.
Em declarações a imprensa portuguesa Né Gonçalves contou que a música apresenta "muitos contrastes”, sendo um deles a "diferença geracional”, que pretende transmitir no conteúdo da música. "O contraste entre o fado tradicional e o fado mais actual é também um dos propósitos de ‘O Voo de Fado’”.
Por seu lado a fadista portuguesa Soraia Cardoso olha para esta colaboração como uma prova de que o fado pode ser para todos. Após a apresentação da música, a cantora afirmou que "o fado é a bandeira de unidade”, acrescentando que "pode ser de toda a gente, de todos os povos que se identifiquem com ele”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNove conjuntos de pinturas rupestres na província do Namibe foram classificadas como património histórico-cultural nacional, elevando o seu grau de protecção e valorização, segundo um decreto executivo do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.
Antes mesmo de desembarcarmos, quando o barco chega à ilha, não temos dúvidas nenhumas: ela faz parte desses sítios, situados na costa de Dakar, que é preciso visitar para compreender a história da cidade e do país, a sua vocação continental, especificamente em relação aos outros países da África Ocidental, que a situa como um dos “ventres” das diásporas africanas, que hoje existem pelo mundo.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).
O candidato a Presidente da República do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu que caso vença as próximas eleições gerais criar projectos sustentáveis para desenvolver e alavancar a agricultura familiar na Lunda-Norte.
Os centros de aconselhamento familiar e salas de atendimento às vítimas de violência registaram, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 531 casos, se comparados ao ano passado, no mesmo período, informou, ontem, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher.