Cultura

Músico Hélder Mendes anima projecto“Kandengues da Paz”

O músico Hélder Mendes realiza hoje, 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, às 10h00, uma actividade sócio-cultural e artística para crianças denominada “Kandengues da Paz”, nas instalações da Kafukolo 5, no bairro da Coreia, rua Heróis de Mucaba, nº 32.

01/06/2023  Última atualização 07H45
Músico Hélder Mendes anima, no dia Mundial da criança © Fotografia por: DR
O festival tem como objectivo enaltecer a importância da criança no seio da sociedade e, mais propriamente, no âmbito cultural.

Sob coordenação do cantor e compositor Hélder Mendes, o evento terá como principais acções a inauguração de uma exposição de pintura, produzida pelas crianças do bairro da Coreia, animação de marionetes, desenho e pintura livre, e a entrega de donativos e merendas para os petizes.

A actividade vai decorrer na rua, zona exterior da Kafukolo 5, permitindo que haja maior integração de crianças, adolescentes e jovens residentes no bairro - sem excepção - aberta para todas as pessoas interessadas em proporcionar alegria às crianças e partilhar bons momentos de harmonia e diversão conjugando arte e cultura.

O evento conta com o apoio de instituições de prestígio, designadamente a Fundação dos Anjos e o Restaurante World Food and Sushi-Bar. Existe uma parceria entre Hélder Mendes e a Kafukolo 5, que já esteve em residência artística para a criação de temas novos para uma EP. 

Natural de Ndalatando (Cuanza-Norte), Hélder Mendes tem como influências Waldemar Bastos e Filipe Mukenga e de referências africanas como Youssour Ndour, Angelique Kidjo, SalifKeita e Baaba Maal. É descendente de uma família de músicos: o seu avô materno foi compositor e cantor na Igreja Metodista e as suas tias pertenciam ao grupo coral da mesma igreja.

O conflito pós-eleitoral forçou-o a abandonar o Cuanza-Norte para viver em Luanda, onde começou a dar os primeiros passos para a profissionalização musical. Na sua discografia estão  o EP "Africa Okwaba”, de 2006, e os álbuns "Vumbi” e "Elefante”, lançados em 2010 e 2017. O artista já se apresentou em Espanha, Namíbia, África do Sul, Lesotho e Tanzânia.

 

Festival Infantil

A dupla musical Kimbito e Vicky, palhaços, danças, brincaderias e outras atracções animam sábado e domingo , no espaço Prova  D’Art Miramar, um Festival Infantil em alusão ao Dia Internacional da Criança, que hoje se comemora.

Esta actividade social é uma organização da Associação Filantrópica do Bem por Angola (AFIBA) e do Prova D'Art, em colaboração com a Administração Municipal de Luanda, para as crianças dos municípios da capital do país.

Hoje, no seguimento da agenda cultural do Prova D'Art, o conjunto Dizu Dietu e o Dj Telmo Fontes voltam a animar no projecto "Kizomba-Farra à Moda Antiga”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura