O candidato Zeca Moreno foi confirmado, nesta segunda-feira, em Luanda, pela Comissão Eleitoral Nacional da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autor (UNAC-SA), como o único concorrente ao pleito eleitoral marcado para o próximo dia 7 de Outubro, nas 8 províncias do país.
O músico Hélder Mendes realiza hoje, 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, às 10h00, uma actividade sócio-cultural e artística para crianças denominada “Kandengues da Paz”, nas instalações da Kafukolo 5, no bairro da Coreia, rua Heróis de Mucaba, nº 32.
Sob coordenação do cantor e compositor Hélder Mendes, o evento terá como principais acções a inauguração de uma exposição de pintura, produzida pelas crianças do bairro da Coreia, animação de marionetes, desenho e pintura livre, e a entrega de donativos e merendas para os petizes.
A actividade vai decorrer na rua, zona exterior da Kafukolo 5, permitindo que haja maior integração de crianças, adolescentes e jovens residentes no bairro - sem excepção - aberta para todas as pessoas interessadas em proporcionar alegria às crianças e partilhar bons momentos de harmonia e diversão conjugando arte e cultura.
O evento conta com o apoio de instituições de prestígio, designadamente a Fundação dos Anjos e o Restaurante World Food and Sushi-Bar. Existe uma parceria entre Hélder Mendes e a Kafukolo 5, que já esteve em residência artística para a criação de temas novos para uma EP.
Natural de Ndalatando (Cuanza-Norte), Hélder Mendes tem como influências Waldemar Bastos e Filipe Mukenga e de referências africanas como Youssour Ndour, Angelique Kidjo, SalifKeita e Baaba Maal. É descendente de uma família de músicos: o seu avô materno foi compositor e cantor na Igreja Metodista e as suas tias pertenciam ao grupo coral da mesma igreja.
O conflito pós-eleitoral forçou-o a abandonar o Cuanza-Norte para viver em Luanda, onde começou a dar os primeiros passos para a profissionalização musical. Na sua discografia estão o EP "Africa Okwaba”, de 2006, e os álbuns "Vumbi” e "Elefante”, lançados em 2010 e 2017. O artista já se apresentou em Espanha, Namíbia, África do Sul, Lesotho e Tanzânia.
Festival Infantil
A dupla musical Kimbito e Vicky, palhaços, danças, brincaderias e outras atracções animam sábado e domingo , no espaço Prova D’Art Miramar, um Festival Infantil em alusão ao Dia Internacional da Criança, que hoje se comemora.
Esta actividade social é uma organização da Associação Filantrópica do Bem por Angola (AFIBA) e do Prova D'Art, em colaboração com a Administração Municipal de Luanda, para as crianças dos municípios da capital do país.
Hoje, no seguimento da agenda cultural do Prova D'Art, o conjunto Dizu Dietu e o Dj Telmo Fontes voltam a animar no projecto "Kizomba-Farra à Moda Antiga”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Grupo das Editoras de Angola (GEA) realizará, no próximo dia 23 de Outubro, na sede da União dos Escritores Angolanos, a 1.ª edição da conferência sobre editoras, livreiros, distribuidores e gráficas.
Os técnicos angolanos de andebol Filipe Cruz (1.º de Agosto) e Willian de Almeida (Inter Club) participam desde, segunda-feira, na cidade do Cairo, Egipto, num curso multiplicador de competências de formação de formadores da Federação Internacional da modalidade (IHF), numa promoção da sua filiada africana (CAHB).
Vários imigrantes brasileiros em Portugal estão com dificuldades de pagar renda de casa e vivem em barracas, devido ao alto custo de vida e os baixos salários para quem tenta a vida em “terras de Camões”.
A meia-distância angolana Vivalda Silva foi contratada para reforçar a equipa egípcia do Al Ahly, durante a 44.ª edição da Taça dos Clubes Campeões sénior feminino de andebol, agendada para a República do Congo, de 27 de Setembro a 7 de Outubro do corrente ano.
A junta militar do Burkina Faso suspendeu, segunda-feira, a revista francesa Jeune Afrique por publicar artigos “inverídicos” que relatavam a tensão e o descontentamento dentro das forças armadas do país, noticiou a Reuters.
A Huawei Angola lançou, esta terça-feira, em Luanda, uma formação em Segurança Cibernética e Protecção da Privacidade junto do Instituto Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC).