O musical “Amália, Dona de Si”, agendado para amanhã, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, mostra os lados público e privado da cantora e fadista considerada a voz de Portugal, disse o encenador e dramaturgo Jaime Monsanto.
Em conversa com a agência Lusa, o elenco de "Amália, Dona de Si” observou que o novo musical partiu de um sonho do cantor e actor Diogo Carvalho, ao qual foi acrescentado dramaturgia, revisitados instrumentos musicais e adicionados outros, culminando num espectáculo biográfico sobre a vida e o legado de Amália Rodrigues.
"Estamos no Coliseu dos Recreios, porque a administração da Fundação Amália Rodrigues foi à estreia do espectáculo no CAE. Estavam a tentar perceber quem nós éramos e a quem tinham apoiado e dado o aval para usar o nome de Amália. E ficaram absolutamente encantados com o espectáculo, de tal forma que quando decidiram fazer este fecho das festividades, decidiram-nos chamar para apresentarmos o espectáculo no Coliseu”, disse o encenador Jaime Monsanto à Lusa.
Sobre a ideia de colocar dramaturgia no musical, revelou que a sua abordagem foi a de pegar em todos os testemunhos deixados por Amália Rodrigues, que morreu em 1999, aos 79 anos, "entre livros, testemunhos e entrevistas, e tentar organizar um discurso dela, porque ela deixou-o”, observou.
"O espectáculo - e a música ajuda muito - acaba por ser algo que oscila entre este lado público e o lado privado de Amália. Tem estes dois pólos de tensão e acaba por ter este dinamismo porque, a todo o momento, entramos numa onda mais pública dela, mais histórica, mais aberta, mais bem-disposta e, logo a seguir, entramos na sua intimidade”, adiantou Jaime Monsanto.
No Brasil, onde a companhia actuou em três teatros diferentes, "existiu uma coisa muito bonita, muito boa gente, no fim do espectáculo, disse ‘engraçado, esta Amália não sabia que existia, esta não conhecia’. Tem mais a ver com a interioridade dela, que ela também deixou”, vincou o encenador.
O intuito de Diogo Carvalho, autor da ideia, era o de fazer um espectáculo sobre Amália, alguém de quem gosta e admira. Jaime Monsanto acedeu, mas quis "pegar nela, entre aspas, e percebê-la”.
"Depois, no confronto entre a música, porque as canções também contam a sua história, e os testemunhos dela, as pessoas vão, elas próprias, decidir o que querem descobrir a seu respeito. Se querem a artista ou a pessoa privada. E posicionam-se perante aquela figura, evidentemente sem juízos [feitos] pelo encenador”, argumentou.
O projecto - que foi pensado e produzido em plena pandemia de Covid-19 - implicou a organização de toda a informação existente sobre Amália, ao longo de seis meses, ao mesmo tempo que os músicos e o cantor e actor procediam à escolha das canções.
Os integrantes do grupo, "cada um na sua área”, acabariam por se transformar num colectivo "descobridor” de Amália Rodrigues, enfatizou o pianista e director geral da AMC, Pedro Ferreira.
Diogo Carvalho, 29 anos, é o protagonista do musical "Amália, Dona de Si”, onde ora interpreta a cantora e fadista e outras personagens (a exemplo dos músicos, que não estão estáticos em palco) ou actua ao lado da sua voz.
Este sonho de homenagear Amália Rodrigues, vindo de quem tinha apenas seis anos quando a cantora morreu e, obviamente, nunca a viu actuar, cresceu em família: "O primeiro musical que fui ver, com a minha avó, foi o ‘Amália’, do Lá Féria e aquilo foi-me fascinando”, recordou.
Agora, depois de a Fundação Amália Rodrigues ter visto o espectáculo, e "reconhecer-lhe qualidade”, Diogo definiu como "absolutamente uma honra” poder "pisar o palco” do Coliseu dos Recreios” que a própria Amália pisou e onde encerrou a sua carreira”, em 1994.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
O reverendo e académico angolano Paulo Carvalho, que participou do colóquio “Mentes Brilhantes” organizado pela universidade de Oxford, na Inglaterra, foi recebido, esta terça-feira, pelo embaixador de Angola no Reino Unido, Sachipengo Nunda, numa clara demonstração de satisfação pelo resultado alcançado pelo também académico.
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, incentivou, esta terça-feira, as associações e agentes desportivos a dinamizarem as diversas modalidades desportivas na província.
O primeiro grupo de 451 estudantes finalistas do Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (ISPPM) começaram, na segunda-feira, a defenderem os trabalhos de fim curso em comunicação social, psicologia, economia e engenharia informática e direito.
Pelo menos, 4.434 famílias carenciadas do município do Rivungo, que dista há mais de 700 quilómetros da capital do Cuando Cubango (Menongue) começam a beneficiar, a partir de primeira quinzena do mês de Abril, das transferências sociais monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social, denominado Kwenda.
Uma delegação do Ministério da Cultura chefiada pelo director nacional das Comunidades e Instituições do Poder Tradicional, Albano Cufuna, trabalha, esta terça-feira, na localidade de Muculo-a-Ngola, onde vai avaliar as condições para a edificação do memorial e requalificação dos túmulos do Reino do Ndongo, designadamente, Rainha Njinga Mbande, Ngola Kiluanje e Mbingue a Mbande, que jazem naquela localidade histórica, que dista a mais de 200 quilómetros a norte de Malanje.
Os Estados Unidos da América (EUA) vão apoiar com 100 milhões de dólares na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou, esta terça-feira, a vice-presidente, Kamala Harris.
O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, destacou, esta terça-feira, em Luanda, a dimensão da Edições Novembro no sector da comunicação social angolana, durante uma visita à empresa.