Mundo

Museu inglês vai devolver 72 peças de arte à Nigéria

JA Online

Um museu inglês vai devolver ao Governo da Nigéria 72 peças de arte que foram levadas de solo africano para solo europeu pelos colonizadores britânicos no século XIX.

08/08/2022  Última atualização 17H40
© Fotografia por: Twitter Horniman Museum

A decisão deve-se a um pedido da Comissão Nacional para museus e monumentos da Nigéria que inquiriu junto do museu britânico a possibilidade de reaver os artefactos, refere à Africanews, fonte do Horniman Museum and Gardens, situado em Londres. 

De acordo com um comunicado disponibilizado pelo mesmo órgão noticioso, pode ler-se de que há razões fortes para que se proceda à devolução dos artefactos que pertencem à Nigéria e não à Inglaterra.

"A evidência de que estes objectos foram adquiridos pela força é bastante clara, e a consulta externa apoia a nossa visão de que é moral e apropriado  retornar os objectos ao seu devido proprietário, a Nigéria", vincou a Presidente do Conselho de Administração do Horniman Museum, Eve Salomon. 

O museu também sugere que vai trabalhar com a Comissão Nacional para Museus e Monumentos da Nigéria para assegurar de que "estes artefactos preciosos sejam preservados em segurança a longo prazo".

Entre os 72 objectos constam estatuetas de bronze saqueadas da cidade de Benim, situada no estado de Edo, naquele país da África Ocidental, e igualmente também a antiga capital do Império do Benim. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo