Sam Mangwana recordou o tempo em que viveu em cidades como Yaoundé e Douala, soltando o peculiar “Yé” para cantar “Ba na Cameron”. Na sequência das “aventuras” pelo continente, tirou a apreciada “Fatimata”, resultado dos nove anos vividos na Côte d’Ivoire.
O livro “Exercício da Profissão Docente: Imagens, Representações e Desafios” chega ao mercado sob a chancela da editora e distribuidora “Soletrar”, e será apresentado na próxima sexta-feira, 8 de Julho, no anfiteatro do Instituto Superior Politécnico Tocoísta, em Luanda.
O Museu Regional de Cabinda tem tido algumas dificuldades financeiras, que impedem a realização de projectos, inclusive dos trabalhos de sensibilização e de recolha de peças, devido a falta de uma viatura, explicou, quarta-feira(17), ao Jornal de Angola, a directora da instituição, Maria Imaculada Dias.
A solução, muitas vezes, revelou, tem sido o uso do seu carro pessoal, para ir ao encontro das famílias que vivem no meio rural.
Outro contratempo da instituição, disse, é a exiguidade de funcionários. O museu, contou, tem apenas nove funcionários, "número insuficiente para manter o espaço a funcionar de forma integral”.
"Precisamos de ter mais trabalhadores, em especial quadros qualificados para o sector, de forma a poder completar, adequadamente o número de pessoal afecto à instituição, que é de 40 funcionários, como está regulamentado”, disse.
Visitantes
Até ao primeiro trimestre deste ano, disse, pelo menos 902 pessoas visitaram o Museu Regional de Cabinda. Com base em dados estatísticos da instituição, a maioria dos visitantes são estudantes, de vários níveis do ensino, incluindo o universitários.
Os visitantes, com idades entre os 13 e os 59 anos, pagam um valor de 160 kwanzas para aceder ao espaço. O valor sobe para 300 kwanzas, caso o turista pretenda serviço de guia. "A Covid-19 influenciou muito, de forma negativa, na redução do número de visitas, mas hoje a realidade é outra e já tende a mudar”, destacou.
Para celebrar o Dia Internacional dos Museus, o Departamento de Investigação Cientifica do museu, esclareceu a directora, realizou ontem, a apresentação do livro "As problemáticas socioculturais do casamento tradicional em Cabinda”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO estado de saúde do kudirista Nagrelha, que no último sábado viajou para Portugal, onde recebe tratamentos médicos num hospital na cidade do Porto, devido a problema respiratório, continua estável, segundo uma fonte familiar.
A transportadora aérea angolana - TAAG, reforçou, este sábado, a rota regional essencial, com destaque para as destinadas às províncias, com a sexta encomenda da aeronave do modelo Dash 8-Q400, produzidas por um consórcio do Canadá.
Refeita do percalço da véspera, Angola derrotou, este sábado, por 85-65, a similar da Guiné, e garantiu, em antecipação, ao conquistar oito pontos, a presença nas derradeiras janelas da corrida de apuramento para a 19ª edição do Campeonato do Mundo sénior masculino de basquetebol, a decorrer de 25 de Agosto a 10 de Setembro de 2023, no Japão, Filipinas e Indonésia.
O embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da União Africana (UA), Francisco José da Cruz, prestou uma informação detalhada sobre o processo eleitoral angolano aos homólogos dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), acreditados em Addis Abeba.
O município do Tômbwa, o maior em área territorial da província do Namibe, tem 18.019 km². A cidade e comuna-sede é o principal centro urbano do município. Nela vive 60 por cento da população, sendo na sua maioria pescadora. Limitado a norte pelos municípios de Moçâmedes e a leste pelo município do Virei e pela província do Cunene, a sul pela República da Namíbia, e a oeste pelo Oceano Atlântico, Tômbwa, há vários anos, vem enfrentando o avanço das areias do deserto, num desafio ecológico de desfecho imprevisível. Além da comuna-sede, o município possui as comunas do Iona e São Martinho dos Tigres.
O livro “Exercício da Profissão Docente: Imagens, Representações e Desafios” chega ao mercado sob a chancela da editora e distribuidora “Soletrar”, e será apresentado na próxima sexta-feira, 8 de Julho, no anfiteatro do Instituto Superior Politécnico Tocoísta, em Luanda.
O Chefe de Estado, João Lourenço, destacou, este sábado, a articulação entre os Governos de Angola e da República Democrática do Congo (RDC), em torno de iniciativas comuns voltadas para a estabilização política da região.
Os Palancas Negras embarcam, este domingo, às 17h00, para a cidade sul-africana de Durban, onde iniciam a competir, terça-feira, no Grupo A da 21ª edição da Taça COSAFA, com os Celacantos das Ilhas Comores, Zebras do Botswana e Piratas das Ilhas Seychelles.