Cultura

Museu de Arqueologia reabre as portas ao público

O Museu Nacional de Arqueologia da província de Benguela tem vindo a enfrentar dificuldades no real funcionamento, mas foi reavivado com as efemérides do 17 e 18 de Maio, no 404º aniversário da fundação da cidade de São Filipe de Benguela e do Dia Internacional dos Muses, respectivamente.

18/05/2021  Última atualização 08H37
Instituição museológica em Benguela leva a cabo um leque de actividades entre exposições e palestras para celebrar a efeméride © Fotografia por: Edições Novembro
Consta da agenda das festividades, um conjunto de actividades, dos quais se destacam a montagem no interior do museu de duas exposições itinerantes intituladas "Conservação do Acervo Museológico do Museu Nacional de Arqueologia” e "Monumentos e Sítios do Município de Benguela”, que ficam patente até 30 do mês corrente, entre às 8h00 e às 15h30.
Segundo o chefe do Departamento de Educação Cultural do Museu em Benguela, Bilioó Miguel a instituição museológica vai procurar expor um conjunto de imagens, "até porque falamos de uma exposição fotográfica, que vai retratar à nossa realidade com propósito de passarmos a mensagem e divulgar mais informações sobre o actual estado de conservação destes monumentos e sítios existentes”.
Do programa constam ainda a realização de duas palestras a decorrerem na sala de conferência da Administração Municipal. "Uma das palestra será sobre  ‘A Conservação Preventiva: Uma Necessidade Premente dos Museus de Angola’ e a outra ‘A história de Angola Uma Necessidade Nacional’ cujo público alvo são estudantes, académico, historiadores e estrangeiros”, explicou Bilioó Miguel.


Hermínio Fontes | Benguela

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura