Cultura

Mural artístico volta ao Outubro Urbano

Analtino Santos

Jornalista

Os artistas que participaram no projecto “Mural artístico - Rio Seco Green” estão a preparar o regresso ao Bairro da Kinanga - Coreia, para uma intervenção e restauro nas paredes, no âmbito da efeméride mundial “Outubro Urbano”.

29/09/2021  Última atualização 10H05
Projecto surgiu para levar artes visuais ao bairro da Kinanga © Fotografia por: DR
Este é um projecto de revitalização urbana através da arte que visa  a inclusão social dos bairros mais degradados da cidade. O "Rio Seco - mural artístico” tem como tema central as árvores au-tóctones de Angola e envolve a pintura das fachadas das casas com o objectivo de aumentar o conforto visual e o bem-estar dos munícipes.

Belarmino dos Santos, ar-quitecto e CEO da BS-Arquitectura (Building Society for Architecture) deslocou-se à Kinanga e junto dos moradores fez um inquérito para medir o grau de satisfação junto dos moradores, volvidos quase um ano depois da sua inauguração, a 20 de Novembro de 2020.

O projecto "Mural artístico - Rio Seco Green” surgiu para levar artes visuais às valas de drenagens no bairro da Kinanga - Coreia. Forma-do em arquitectura na Inglaterra, Belarmino dos Santos está preocupado em proporcionar arte em espaços urbanos da cidade de Luanda e não descarta levar para outras províncias.

A intenção é preparar o caminho para tornar as cidades e assentamentos urbanos mais inclusivos, garantindo que todos possam  beneficiar da urbanização, especialmente aqueles que estão em situação mais vulnerável. Outra linha de pensamento do mentor do projecto é o desenvolvimento urbano sustentável para os próximos 20 anos é um desafio a cumprir como meta nas pequenas e grandes cidades.

O Projecto decorreu ao longo de todo o mês de Outubro e nas primeiras semanas de Novembro do ano passado.
O Outubro Urbano é uma iniciativa anual da ONU-Habitat que decorre entre o Dia Mundial do Habitat, que acontece na primeira segunda-feira do mês e encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de Outubro).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura