As crianças da regedoria do Satambue e bairro Cuanga, no município do Lóvua, província da Lunda-Norte, vão deixar de percorrer 12 quilómetros, para terem acesso ao ensino, com a entrada em funcionamento de uma escola primária de seis salas de aula.
O novo estabelecimento vai albergar um total de 305 alunos, da iniciação à 6ª classe, e as autoridades esperam que a mesma proporcione qualidade de ensino às crianças das duas zonas rurais antes obrigadas a se deslocarem até à localidade do Lúmua para assistirem às aulas.
O administrador municipal do Lóvua procedeu à inauguração da escola primária número 2, que foi baptizada com o nome de Muata Kelendende, um dos heróis Lundas na resistência pela ocupação colonial.
António Mussumari disse que as dificuldades de ensino para as crianças da regedoria do Satambue acabaram, em função da criação de condições, em termos de infra-estrutura escolar. Agora, destacou, é preciso incentivar a inserção de mais crianças no sistema educativo.
As longas distâncias percorridas para terem aulas, continuou, era uma preocupação e foi o motivo da retoma das obras de construção da escola, paralisadas em 2011, por questões financeiras. Para a concretização do projecto, realçou, foram investidos 60 milhões de kwanzas.
O administrador municipal não revelou o número de crianças do Lóvua fora do sistema do ensino, mas informou que muitas não têm acesso à formação académica, por, alegadamente, os pais e encarregados de educação preferirem as levar às lavras.
A
escola recém-inaugurada, avançou, está
contemplada no programa de distribuição da merenda e de material
escolar.
Rede escolar
O compromisso, reafirmou, é continuar a trabalhar na expansão da rede de infra-estruturas escolares , no município com a construção de infra-estruturas e em outras localidades, com vista à inserção do maior número possível de crianças ao sistema de ensino.
Actualmente, disse, com a inauguração da nova escola, o município passa a contar com sete estabelecimentos e um total de 66 salas de aula.
A perspectiva, referiu, é aumentar para 78 salas até ao fim do ano, com a entrada em funcionamento de uma escola com 12 salas de aula, a ser construída na sede municipal.
Neste ano lectivo, disse, estão matriculados 6.135 alunos, da iniciação à 9ª classe. O município conta com 145 professores, número que se espera aumentar com o concurso público, recentemente anunciado pelo Ministério da Educação, no qual o município foi contemplado com 40 vagas. Para uma cobertura mais ampla, adiantou, o Lóvua necessita de mais 70 professores.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT), operadora do Sistema Eléctrico Nacional, denunciou, sábado, em comunicado, vários actos de vandalismos às Linhas de Transporte de Electricidade de 220 e 400 kV - consideradas como as principais que alimentam a capital.
Três instituições não governamentais, de cariz social, foram galardoadas, hoje, em Luanda, com o prémio “Manuel António da Mota”, no valor de 50 milhões de kwanzas. O acto, que decorreu no Hotel Intercontinental, contou com a presença da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, como presidente do corpo de jurados.
O multilateralismo é a melhor opção para dar resposta aos diversos e complexos desafios do actual contexto da política internacional dos Estados e das instituições, defendeu, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Fertilidade dos solos e abundância de água permitem a implementação de várias culturas, algumas das quais particularmente exigentes, como a videira e o olival, que já têm produções de elevada consideração, que permitem a montagem de indústrias nessa região da Província do Cuanza-Sul
O embaixador da Venezuela na Nigéria, Alberto Castellar Padilla, prestou a Angola informações preponderantes sobre o referendo de 3 de Dezembro à volta da disputa territorial com a República Cooperativa da Guiana.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai avaliar diversos empreendimentos do sector nas províncias do Cuanza-Sul, Huambo e Bié, durante a visita de trabalho para radiografar as obras em curso no Sul do país.