Sociedade

Município do Lóvua conta com mais salas

Isidoro Samutula | Dundo

Jornalista

As crianças da regedoria do Satambue e bairro Cuanga, no município do Lóvua, província da Lunda-Norte, vão deixar de percorrer 12 quilómetros, para terem acesso ao ensino, com a entrada em funcionamento de uma escola primária de seis salas de aula.

28/09/2023  Última atualização 09H50
Escola primária de seis salas de aula © Fotografia por: Arquivo

O novo estabelecimento vai albergar um total de 305 alunos, da iniciação à 6ª classe, e as autoridades esperam que a mesma proporcione qualidade de ensino às crianças das duas zonas rurais antes obrigadas a se deslocarem até à localidade do Lúmua para assistirem às aulas.

O administrador municipal do Lóvua procedeu à inauguração da escola primária número 2, que foi baptizada com o nome de Muata Kelendende,  um dos heróis Lundas na  resistência  pela ocupação colonial.

António Mussumari disse que as dificuldades de ensino para as crianças da regedoria do Satambue acabaram, em função da criação de condições,  em termos de infra-estrutura escolar. Agora, destacou, é preciso incentivar a inserção de mais crianças  no sistema educativo.

As longas distâncias percorridas para terem aulas, continuou, era uma preocupação e foi o motivo da retoma das obras de construção da escola, paralisadas em  2011, por  questões financeiras.  Para a concretização do projecto, realçou, foram investidos 60 milhões de kwanzas.

O administrador municipal  não revelou o número  de crianças do Lóvua fora do sistema do ensino, mas informou que muitas não têm acesso à formação académica, por, alegadamente, os pais e encarregados de educação  preferirem as levar às lavras.

A escola recém-inaugurada, avançou, está  contemplada no programa de distribuição da merenda e de material escolar.

Rede escolar

O compromisso, reafirmou, é continuar a trabalhar na expansão da rede de infra-estruturas escolares , no  município com a construção de  infra-estruturas e em outras localidades, com vista à inserção do maior número possível de crianças ao sistema de ensino.

Actualmente, disse, com a inauguração da nova escola, o município passa a contar com  sete  estabelecimentos e um total de  66 salas de aula.

A perspectiva, referiu, é aumentar para 78 salas até ao fim do ano, com a entrada em funcionamento de uma escola com 12 salas de aula, a ser construída na sede municipal.

Neste ano lectivo, disse, estão matriculados 6.135 alunos, da iniciação à 9ª classe. O município conta com 145 professores, número que se espera aumentar com o concurso público, recentemente  anunciado pelo Ministério da Educação, no qual o município foi contemplado com 40 vagas. Para uma cobertura mais ampla, adiantou, o Lóvua necessita de mais 70 professores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade