Cultura

Município do Dande celebra 93 anos de existência

António Canepa/ Bengo

Jornalista

O município do Dande, que alberga a sede da província do Bengo, Caxito, comemorou, esta sexta-feira, 93 anos de existência, com a realização de várias actividades culturais, recreativas e desportivas.

28/01/2023  Última atualização 12H29
Um ângulo da cidade de Caxito elevada à categoria de vila a 27 de Janeiro de 1930, do distrito de Luanda © Fotografia por: Edmundo Eucilio | Edições Novembro
Para saudar a efeméride, decorrem, desde o passado dia 20, várias actividades culturais, recreativas e desportivas e palestras nas escolas e em quase todas as comunidades, sobre os hábitos e costumes dos povos desta terra, palestras sobre importância do desporto para a saúde humana, entre outras.

Além disso, ontem foi realizada uma feira gastronómica, que mostrou as potencialidades deste município e a venda de produtos diversos, visitas a lugares de interesse turístico e históricos da região.

As estatísticas apontam o município do Dande como o mais populoso da província do Bengo, com cerca de 321.942 habitantes, representando mais de 60 por cento da população, e com maior densidade (cerca de 30 habitantes por quilómetro quadrado).

A sede da província e do município do Dande (Caxito) foi elevada à categoria de vila, a 27 de Janeiro de 1930, do distrito de Luanda.

No município podemos encontrar valiosos monumentos e sítios históricos que são preservados até ao dia de hoje, como é o caso do edifício do Chalé (ou challet) onde funciona actualmente o Governo da província, na localidade da antiga açucareira.

O Dande consta, também, do roteiro turístico, que é frequentado, principalmente aos finais de semanas por turistas que procuram conhecer o Memorial dos Heróis da Pátria tombados na 1ª Região Político-Militar, o Museu da Tentativa de Caxito, o Açude, uma obra de engenharia que regula curso do rio, na localidade de Sassa Povoação, há aproximadamente três quilómetros da barragem das Mabubas, a praia da Pambala, na localidade dos Libongos e as falésias da Barra do Dande.

Entre os vários monumentos destacam-se a Igreja Católica da Nossa Senhora Santa Ana, padroeira dos povos do Dande, cujas festas atraem, anualmente, fiéis de vários pontos do país e do estrangeiro.

As Festas da Nossa Senhora Santa Ana são um dos acontecimentos mais importantes celebrados nesta província.

No que diz respeito ao turismo cultural, constam, também, as Festas da Lagoa da Ibendua, conhecido pelas enormes quantidades de cacusso que produz, a Pedra Verde, símbolo do Jacaré Bangão que pagou impostos, e o Carnaval, que faz dançar, todos os anos, a população local.

Ritual tradicional

Sob o lema, "Falando e Fazendo, Juntos Celebremos o Festi-Dande 2023”, as festividades, que decorreram durante uma semana, tiveram início com a realização de um ritual tradicional, na localidade do Açude, no bairro Sassa Povoação, em acto onde as autoridades tradicionais pediram a bênção aos antepassados e a permissão para a realização das várias actividades que marcam as festividades de mais um aniversário do município.

De acordo com as autoridades tradicionais, o acto marca a festa das sereias e representa, por sua vez, a autorização dos ancestrais para que estas festividades corram da melhor maneira possível. O município conta com cinco comunas, Úcua, Barra do Dande, Kicabo, Mabubas e Caxito.


Autoridades do Dande priorizam sector social

Administração municipal do Dande, na província do Bengo, tem como prioridades, este ano, o sector social, declarou a administradora adjunta para Sector Económico e Social, Felisberta da Costa.

 A governante, que falava à imprensa, no acto do lançamento das festividades do 93º aniversário do município, perspectiva, para este ano, a continuidade dos projectos de infra-estruturas sociais iniciados, com realce para a construção e reabilitação de escolas, centros e postos de saúde, melhoramento do saneamento básico e a criação de um aterro sanitário.

Sem revelar exactamente o número de projectos, afirmou que no âmbito do PIIM e do programa de Combate à Pobreza, o município já tem vários concluídos em termos de infra-estruturas sociais, como escolas e outros estão ainda curso.

Felisberta da Costa adiantou que no quadro da educação e ensino, a Administração Municipal do Dande controla 93 escolas, das quais 56 públicas do ensino primário, 28 do I ciclo do ensino secundário, duas de formação de professores, três institutos técnicos profissionais.

"Ainda temos outras prioridades a nível da Administração Municipal como o saneamento básico e ampliação da rede escolar para inserir as crianças que estão fora do sistema normal do ensino, a construção de mais centros e postos de saúde e a conclusão do aterro sanitário”, garantiu.

A dirigente apelou aos munícipes, no sentido de evitar ocupações ilegais de terrenos, venda na via pública e mais organização aos comerciantes do Mercado do Cawango, bem como a colocação do lixo nos sítios apropriados.

 

Festividades

De 20 a 27 deste mês decorreu a 10ª edição das festas populares do município do Dande, sede capital da província do Bengo, realizadas, este ano, sob o lema, "Falando e Fazendo Juntos Celebremos Fest- Dande 2023”

A organização agendou uma série de actividades, como palestras nas comunidades, e nas escolas, sobre gravidez precoce, um assunto que preocupa muito as famílias, sociedade e a governação. Também foram agendadas maratonas festivas e outras actividades recreativas.

Administradora adjunta do Dande assegurou que as festas vão decorrer na normalidade e convidou a população em geral, em especial os munícipes a participar nas jornadas comemorativas das festividades até ao dia 29 de Janeiro.


Edvaldo Lemos | Caxito


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura