Regiões

Município do Cuvelai: INE realiza formação sobre o Censo 2024

Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Jornalista

O Instituto Nacional de Estatística (INE) na província do Cunene realizou, no fim-de-semana, na localidade de Mukolongondjo, no município do Cuvelai, um seminário de sensibilização e divulgação do processo do Censo da População e Habitação 2024, dirigido aos técnicos, funcionários públicos, autoridades tradicionais e religiosas.

10/06/2024  Última atualização 08H10
Técnicos começam a recolher os dados a partir do próximo mês © Fotografia por: DR

A acção formativa, de acordo com o chefe do Serviço Provincial do INE, enquadra-se no programa de efectivação de seminários da Comissão multissectorial de apoio ao Censo 2024, que decorrem sob o lema "Juntos contamos por Angola”.

Pedro Jacinto, que também é o coordenador do Grupo Técnico do Censo no Cunene, disse que o programa de seminários visa divulgar e sensibilizar as populações sobre a importância de todo o processo censitário.

O Censo 2024, explicou, tem início a 19 de Julho e vai durar 30 dias. "Por isso, todos, sem distinção, devem participar e contribuir no fornecimento de dados que os operadores censitários vão apresentar através de um inquérito.

O projecto, destacou, vai disponibilizar a base de dados para o planeamento, gestão, tomada de decisões para os futuros projectos sociais do país. "Um dos objectivos é, igualmente, conhecer a estrutura da população”.

O administrador do município do Cuvelai, Germano Nambalo, informou que estão criadas as condições para o apoio institucional aos recenseadores. À população, apelou para dar informações reais, para que a base de dados seja assente em conhecimentos concretos.

O soba grande de Mukolongodjo, Francisco Haidenga, prometeu trabalhar com a comunidade para tornar o Censo uma realidade e facilitar na criação de políticas públicas em função da realidade e localização das pessoas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões