Regiões

Município do Cunhinga com mais 46 professores

José Chaves/Andulo

O sector da Educação no município do Cunhinga, província do Bié, foi reforçado com 46 professores para o I e II ciclos do ensino secundário.

23/10/2022  Última atualização 07H20
Objectivo é inserir todas as crianças no sistema de ensino © Fotografia por: João Gomes| Edições Novembro

Segundo o director municipal da Educação, Barnabé Malamba, os novos professores, admitidos no último concurso público, realizado no ano passado, vão reforçar o processo de ensino em várias localidades, essencialmente em comunas, povoações e aldeias, visando diminuir o número de crianças fora do sistema de ensino.

Barnabé Malamba acrescentou que o ingresso de mais quadros do sector da Educação vai minimizar o défice que se regista em diferentes níveis de ensino, particularmente em comunas e povoações.

"Nos últimos anos, temo-nos confrontado com défice de professores em várias escolas, com realce em comunas e povoações. Este facto tem contribuído para o aumento do número de crianças fora do sistema de ensino”, realçou. 

 

Mais escolas 

O município do Cunhinga vai contar, até ao final deste ano, com mais três escolas, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

A garantia foi dada pelo director municipal da Educação, Barnabé Malamba, acrescentando que as escolas estão a ser construídas nos bairros 14 de Abril e Essanjo, na sede municipal, e a outra na aldeia de Caguengo.

Deu a conhecer que estão em construção duas escolas, com 12 salas de aulas cada, ao passo que a outra, a ser erguida na aldeia Canguengo, terá sete salas de aula.

As obras, ainda de acordo com Barnabé Malamba, estão enquadradas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Sublinhou que as unidades escolares vão permitir inserir no sistema de ensino mais de 2.400 novos alunos. Neste momento, as obras têm um grau de execução física na ordem de 85 por cento.

Barnabé Malamba assegurou que, de forma paulatina, estão a ser criadas as condições para melhorar a acomodação dos professores, pessoal administrativo e alunos, nos mais variados níveis de ensino.

O município do Cunhinga tem 127 estabelecimentos escolares, cujo funcionamento é assegurado por 1.344 professores, No presente ano lectivo foram matriculados 48.633 alunos, nos três primeiros níveis do ensino geral. Na região, refira-se, estão em curso diversos projectos de impacto social.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões