Regiões

Município do Cuangar ganha novas infra-estruturas sociais

Lourenço Bule

Jornalista

Uma escola do segundo ciclo do ensino secundário, posto do Comando Municipal da Polícia Nacional, cinco furos de água e um centro de formação técnico-profissional estão a ser erguidos, na província do Cuando Cubango, através do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

07/11/2022  Última atualização 13H21
Cresce o número de empreendimentos de carácter socioeconómico no município no quadro dos projectos executados pelo PIIM © Fotografia por: Lourenço Bule | Edições Novembro | Cuando cubango

O administrador municipal do Chinguar, Ernesto Cativa, explicou que, neste momento, as obras, que estão avaliadas em 800 milhões de kwanzas, estão com uma execução física de cerca de 80 por cento.

Ernesto Cativa realçou que a escola é a primeira a ser erguida no município e vai contar com dormitório para professores.

As outras obras estão a ser erguidas nas regiões de Nancova, Calai e do Nkurenkure, esta última que faz fronteira com a vizinha Re-pública da Namíbia.

Sublinhou que, há muitos anos, os munícipes do Cuangar clamavam pela construção de um estabelecimento escolar do segundo ciclo, tendo em conta que, para frequentar o ensino médio, são obrigados a se deslocar até à cidade de Menongue.

Ernesto Cativa referiu que, por esta razão, a população estudantil e não só aguardava com muita expectativa a entrada em funcionamento desta primeira instituição, que vai permitir a formação de muitos quadros para o município do Cuangar.

O administrador do Cuangar realçou que a entrada em funcionamento desse serviço vai melhorar a qualidade de vida das populações.

Disse que o centro de formação técnico-profissional vai albergar mais de 400 formandos em dois períodos, e os cursos a serem ministrados vão ser analisados pelo serviço provincial do Instituto Nacional do Emprego e de Formação Profissional (INEFOP).

O responsável apelou aos munícipes do Cuangar a não vandalizarem os bens públicos que estão a ser erguidos no âmbito do PIIM, para que os mesmos possam beneficiar as actuais e as futuras gerações.

Na ocasião, o director do gabinete do administrador municipal adjunto para o Sector Técnico e Infra-Estruturas do Cuangar, Nataniel João, disse que as obras que estão a ser executadas cumprem com todos os requisitos, apesar das dificuldades que os empreiteiros têm enfrentado para o transporte do ma-

terial da cidade de Menongue para o Cuangar, cujas estradas estão em estado avançado de degradação.

Nataniel João disse que o material usado nas obras locais, no que concerne aos inertes é de boa qualidade e os materiais provenientes de outras regiões têm sido inspeccionados para que não se use materiais impróprios ou de baixa qualidade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões