Sociedade

Município de Viana aposta em reciclagem de material

Manuela Mateus

Um projecto que visa o aumento da consciência ambiental e a organização da sociedade em prol do ambiente urbano, através da política de redução, reutilização e reciclagem de matérias e energias, foi apresentado, ontem, no Distrito Urbano do Zango, província de Luanda, pela Organização Não Governamental Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), em parceria com o Governo Provincial de Luanda.

01/11/2022  Última atualização 08H48
Reciclagem de material © Fotografia por: Arquivo

O projecto, denominado "Viana Verde”, tem como objectivo melhorar a gestão dos recursos naturais, bem como mobilizar mulheres e jovens nos distritos urbanos do Zango e da Estalagem para participarem em acções ambientais, embelezamento de ruas, plantação de árvores e estimular a educação ambiental e o empreendedorismo, por via da reciclagem de papel, plástico, vidro e metal. 

A presidente do Conselho de Administração da Organização Não Governamental Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), Rikke Viholm, disse que o projecto vai ser implementado em três anos e foi financiado pela União Europeia, que disponibilizou 375.000 euros, e pela ADPP e parceiros, com 103.000 euros. 

Rikke Viholm disse que o projecto prevê contribuir para uma melhor gestão dos recursos naturais, através da redução, reutilização e reciclagem de matérias e energia, bem como melhorar as condições socioeconómicas de mulheres e jovens do Distrito Urbano do Zango. 

O projecto visa, também, aumentar o envolvimento dos jovens nas acções de voluntariado, bem como a criação de brigadas ambientais nas comunidades e espaços de lazer para crianças e adolescentes. 

A representante da União Europeia (UA) em Angola, Áurea Teixeira, disse que a ajuda foi concedida tendo em conta o reforço da intervenção das organizações da sociedade civil e das autoridades locais, para contribuírem numa boa governação e gestão dos recursos naturais. 

Para a directora provincial do Ambiente, Vânia Vaz, o município de Viana possui uma rica diversidade biológica. Acrescentou que preservar o ecossistema é fundamental para o desenvolvimento sustentável do município, devendo-se contar com a participação de todos.  

"Precisamos falar de reformas, para que possamos ter menos abate de árvores e destruição da flora, promovendo a criação de jardins escolares, com planos exequíveis, que permitam, num curto espaço de tempo, repor o verde do município de Viana”, disse. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade