Os traços histórico-culturais de Angola desde as ancestralidades civilizacionais, às lutas pela conquista da independência, à paz e aos elementos caracterizadores dos novos tempos de desenvolvimento do país vão ganhar, doravante, maior impulso e representatividade no Museu das Civilizações Negras, em Dakar, Senegal.
O 5º Festival Artístico - Literário e Cultural de Talatona realiza-se na próxima segunda-feira, às 10h00, no Instituto Politécnico Privado de Gestão de Hotelaria e Turismo Francisco dos Santos, sito no Distrito Urbano do Benfica.
Para o acto, está prevista a apresentação do livro de poemas intitulado "Amor sem Ponto Final”, primeira obra da autoria do poeta Onjila y’londunge Ferreira, uma exposição de livros no local, projecção de um documentário sobre a Vida e Obra de Agostinho Neto, dança tradicional angolana, momentos de trova com o músico "Joel” e o conjunto "Os Sublimes”, teatro com os "Twuizana” e um recital de poesia com os membros da Brigada Jovem de Literatura de Angola.
O Festival Artístico - Literário e Cultural de Talatona é culminar das acções em saudação ao Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, António Agostinho Neto, ao nível do município de Talatona.
O referido Festival que se pretende para sempre em todos os anos no mês do Herói Nacional, foi realizado pela primeira vez em Setembro de 2017, no Complexo das Escolas de Arte (CEARTE), tendo sido interrompido durante os dois anos que Angola e o Mundo debateram-se com as medidas de restrição, em função da Pandemia da Covid-19.
Desde aquele período, o referido evento tem proporcionado momentos de sabedoria, arte, literatura e cultura, bem como incentivo aos hábitos de leitura e gosto pelo livro, no seio da camada mais jovem, com o objectivo de conhecer e respeitar a nossa história, os heróis da Pátria, o meio ambiente, dedicarem-se afincadamente ao estudo, o trabalho, o amor aos símbolos nacionais e a sociedade em geral.
De recordar que para este ano, cujo lema central das manifestações em torno do 17 de Setembro é "Juntos para o Desenvolvimento de Angola”, as actividades estão a ser levadas a efeito em toda a municipalidade, através dos Distritos Urbanos e a Comuna do Mussulo.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA cantora Anna Joyce realiza amanhã, às 21h00, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, um grande show no qual promete brindar o público com os vários sucessos que fizeram dela uma das vozes mais ouvidas da actualidade. Agenciada pela produtora LS Republicano, Anna Joyce traz como convidados especiais os artistas Landrick e Prodígio.
Os Sona “desenhos e figuras geométricas na areia”, arte milenar do povo Lunda Cokwe, foi elevado, ontem, em Kasane, no Botswana, a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), confirmou ao Jornal de Angola o investigador Jorge Dias Veloso, membro da delegação angolana.
O Atelier D'Artes Lucengomono realiza quinta-feira, pelas 18h30, no Instituto Guimarães Rosa (Centro Cultural Brasil Angola) a primeira edição do concerto denominado “Ntemo”, da cantora e intérprete Tina Bunga com a participação especial do músico Dodó Miranda.
O multilateralismo é a melhor opção para dar resposta aos diversos e complexos desafios do actual contexto da política internacional dos Estados e das instituições, defendeu, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Fertilidade dos solos e abundância de água permitem a implementação de várias culturas, algumas das quais particularmente exigentes, como a videira e o olival, que já têm produções de elevada consideração, que permitem a montagem de indústrias nessa região da Província do Cuanza-Sul
Angola juntou-se, domingo, aos demais Estados-membros, numa sessão especial organizada pelo Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a precaridade da situação sanitária em Gaza, território palestino ocupado, por Israel.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai avaliar diversos empreendimentos do sector nas províncias do Cuanza-Sul, Huambo e Bié, durante a visita de trabalho para radiografar as obras em curso no Sul do país.
Sob o lema “Promoção da Educação em Direitos Humanos para bem exercer a Cidadania”, a 10ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional vai realizar, hoje, na Sala Multiuso, a 2ª Conferência sobre Direitos Humanos, alusiva ao 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem.