Sociedade

Município de Saurimo sem água há três dias

Kamuanga Júlia | Saurimo

Jornalista

Uma avaria registada na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Chicapa privou, há três dias, o abastecimento do precioso líquido à população do município de Saurimo, província da Lunda-Sul.

20/03/2021  Última atualização 09H09
Estado obsoleto dos equipamentos na origem da paralisação © Fotografia por: Kamuanga Júlia | Saurimo
Em declarações à imprensa, o presidente do Conselho de Administração da empresa de águas na província, Agostinho Piedade, explicou que o estado obsoleto dos equipamentos contribuiu para a paralisação no funcionamento da referida estação, construída em 2012, com capacidade de 200 metros cúbicos, distribuídos a mais de 200 mil habitantes, dos 442.437 existentes.

Sem avançar a data da superação da avaria, o PCA da ETA pediu calma aos consumidores e garantiu ultrapassar a situação, numa altura que aguarda a aquisição de material sobressalente no mercado local, para satisfazer o município que conta com 554 ligações domiciliares e 40 chafarizes, distribuídos em vários bairros da cidade.

Numa ronda efectuada em alguns bairros da periferia, a presença de camiões cisternas era visível, a fim de mitigar a procura do líquido por parte da população que, habitualmente, viam as torneiras das residências a  jorrar água.
As funcionárias públicas, Bernardete Tânia e Bibiana Paula apelaram a superação urgente da avaria, porque, sem água, torna-se difícil inclusive cuidar da higiene pessoal e dos trabalhos domésticos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade