Regiões

Município da Cahama tem duas novas escolas

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Jornalista

Duas escolas do ensino primário, com capacidade para acolher 490 alunos cada, em dois turnos, construídas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), foram inauguradas, nas localidades de Ompupa e Tchilenga, no município da Cahama, província do Cunene, pelo vice-governador para o Sector Técnico e Infra-Estruturas, Faustino Cortez.

30/07/2022  Última atualização 08H05
© Fotografia por: DR

As duas instituições de ensino estão devidamente apetrechadas e, a partir do próximo ano lectivo, vão fazer com que crianças que estudavam ao ar livre possam aprender a ler e escrever em salas condignas.

Faustino Cortez aconselhou a população das duas localidades do município da Cahama no sentido de cuidar bem das escolas, evitando acções de vandalismo, bem como subtracção de carteiras. 

O vice-governador defendeu a necessidade de uma maior colaboração entre os professores e as autoridades tradicionais, para se evitar acções de vandalismo, visto que as crianças percorriam longas distâncias para ir à escola e outras eram obrigadas a frequentar aulas ao ar livre.

Orçadas em mais de 335 milhões de kwanzas, as escolas foram construídas num período de 12 meses. 

O administrador municipal da Cahama, José Mário Katiti, disse que as novas escolas primárias vão ajudar a reduzir o número de crianças fora do sistema de ensino. 

Destacou o impacto do PIIM nas comunidades, com a construção de escolas, unidades sanitárias, reabilitação das vias, melhoria no abastecimento de água às populações, saneamento básico, entre outras acções sociais, num total de 16 projectos em execução, orçados em mais de 992 milhões kwanzas.

Das obras em curso ou já inauguradas no município da Cahama, destaque para o projecto de ampliação da Administração Municipal, requalificação e manutenção do jardim e das valas de drenagem de águas pluviais na vila da Cahama, três residências do tipo T2 na localidade de Cavalawa e outras quatro também do tipo T2 na comuna de Otchinjau para professores e enfermeiros, no âmbito do PIIM. O governante felicitou a administração da Cahama por ter concluído com êxito os projectos do PIIM e pediu maior atenção na preservação dos bens posto à disposição da população.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões