Regiões

Munícipes exortados a contribuírem na busca de solução dos problemas

Kayila Silvina | Mbanza Kongo

Jornalista

As comunidades foram exortadas pelo novo coordenador do Comité Técnico de Gestão do Orçamento Participativo do Munícipe de Mbanza Kongo, Mengi Preto Valor, a ajudar na identificação dos principais problemas da população e, em conjunto, encontrar soluções, soube o Jornal de Angola.

16/05/2023  Última atualização 09H58
As autoridades pretendem maior envolvimento das comunidades © Fotografia por: Garcia Mayatoko | Edições Novembro | Mbanza Kongo

Durante a II Assembleia Ordinária do Comité Técnico de Gestão do Orçamento Participativo do Munícipe, que decorreu na sexta-feira última, em que foi eleito Mengi Preto Valor, em substituição de André da Silva Daniel, o novo coordenador  disse que o envolvimento das comunidades visa gerir da melhor maneira os valores alocados, que têm como finalidade a satisfação das necessidades locais.

O Comité Técnico de Gestão do Orçamento Participativo do Munícipe conta com onze membros, coordenados por Mengi Preto Valor e coadjuvado por Bernardo Alves Malamba. 

O acto eleitoral foi orientado pelo grupo técnico dos orçamentos, afecto ao Gabinete Provincial dos Estudos, Planeamento e Estatística (GEPE) e da Delegação Provincial das Finanças.

 Na ocasião, o coordenador cessante do referido comité, André da Silva Daniel, recordou que o Decreto Presidencial 235/19, de 22 de Julho, define os sectores e áreas onde o orçamento do munícipe deve ser aplicado, como energia eléctrica, limpeza e saneamento básico, criação de áreas verdes e manutenção de serviços públicos.

 "Após a sua criação, em 2020, bem como no ano seguinte, não houve alocação de verbas no âmbito do orçamento do munícipe, em Mbanza Kongo, tendo acontecido apenas em 2022”, disse André Daniel.

 Explicou que, em 2022, após a alocação da primeira verba, foram desenvolvidas seis acções: reabilitação de sistemas de água na aldeia do Vampa (Madimba) e na sede da comuna do Nkiende, aquisição de 22 contentores de lixo para a sede municipal de Mbanza Kongo e construção de três pontos de água nas aldeias do Ntombe, Mawunze e Bonde, nas comunas de Kaluka, Kalambata e Madimba.

 No tocante ao ano 2023, André da Silva Daniel fez saber que estão previstas várias acções, como colocação de quebra-molas e passadeiras em zonas com maior fluxo de peões na cidade de Mbanza Kongo, manutenção de furos e sistemas de água nas comunas do Luvo, Nkiende e Madimba.

 "Consta ainda do programa a realização de trabalhos de tapa buracos nas zonas críticas da cidade, obras de manutenção de 50 postes de iluminação pública, bem como reposição e manutenção de bancos em jardins públicos da cidade de Mbanza Kongo”, disse.

André Daniel deu a conhecer que o Comité Técnico de Gestão do Orçamento dos Munícipes pretende adquirir camas e colchões, equipamentos e utensílios de cozinha para o Centro de Acolhimento "Frei Giorgio Zulianello”, bem como bens alimentares para apoiar as famílias carenciadas. 

O administrador municipal adjunto para Área Financeira, Simão Sita Chele, disse que, para a elaboração de um projecto no âmbito do orçamento participativo deve-se cumprir todas as etapas, entre elas a recolha de propostas dos munícipes, análise técnica e formulação dos projectos.

 "O orçamento participativo promove uma gestão participada, directa e democrática, permitindo a inclusão de todos os cidadãos na resolução dos problemas das comunidades”, concluiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões