“Mundos Paralelos” é o título da exposição colectiva, que apresenta, até 30 de Junho deste ano, no Espaço Luanda Arte (ELA), na capital, o trabalho conjunto do artista angolano Van e o belga Kristof Degrauwe.
Com curadoria de Jamil Osmar, a exposição conta, além das obras dos artistas principais, com trabalhos de artistas emergentes, como Debora Sandjani, Manuel Ventura, Danick Bumba e Yola Balanga.
A mostra, explicou o curador, que é parte do projecto "Reencontros de Luanda”, da galeria ELA, procura explorar, através de singularidades, o choque entre dois mundos, com hábitos diferentes, como Angola e Bélgica.
"É uma forma de trazer de volta à consciência valores como a terra e os ancestrais, de forma a estarmos cientes da importância da vida e da natureza, em duas partes distintas do mundo”, esclareceu o curador.
Os trabalhos, acrescentou, procuram focar, por meio de imagens da cidade, a imagem ilusória do "eu” como uma entidade separada do "ser”. "Precisamos de uma nova história para poder redefinir o papel que temos neste universo, que vai além de sermos angolanos, ou humanos”, referiu.
Para o curador, o facto de dois artistas distintos trabalharem juntos para recriarem um novo imaginário, significa que é possível existir pontos comuns em espaços distintos. "É uma forma de redescobrir a união entre o eu e o ser”, destacou.
O projecto, idealizado pela galeria ELA , explicou, vai ser anual, com a participação, regular, de outros dois ou mais artistas convidados. Para esta primeira edição, o angolano Van e o belga Kristof Degrauwe usaram, entre outras, técnicas como tinta sobre tela, acrílico, colagem e fotografias.
Natural de Luanda, Van, pseudónimo de Francisco Van-Dúnem, é artista plástico, docente universitário e mestre em educação artística.
O belga Kristof Degrauwe é fotógrafo, compositor e professor de ioga.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO estado de saúde do kudirista Nagrelha, que no último sábado viajou para Portugal, onde recebe tratamentos médicos num hospital na cidade do Porto, devido a problema respiratório, continua estável, segundo uma fonte familiar.
O musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.
A longa-metragem “A palavra tem poder” foi o grande vencedor da terceira edição do Kids Talent Awards (KTA), ao arrebatar o prémio de melhor filme e de melhor actriz, para a figura que interpreta a personagem principal, de nome Angolaninha.
O Centro de Estágio do Desporto Paralímpico do país será construído na província do Bengo, cujo lançamento da primeira pedra ocorreu, sexta-feira, na cidade de Caxito, informou o presidente do MPLA, João Lourenço.
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol está obrigada a ganhar hoje, às 17h00, a similar da Guiné, em jogo referente à quinta do Grupo C, Zona Africana da terceira janela FIBA, de apuramento para o do Mundo da Ásia' 2023.
A Selecção Nacional joga neste domingo(3), pelo quinto lugar, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, quando defrontar às 11h45, a similar da Dinamarca, no Pavilhão Dvorana Golevec de Celje, na Eslovénia.
Estudantes são os frequentadores habituais dos espaços, que têm procurado se adaptar aos novos tempos com projectos regulares e a formação contínua dos quadros especializados. Diana Luhuma defende o papel das bibliotecas nas comunidades, não obstante o avanço das tecnologias, considerando que nem toda a informação está disponível na Internet e nem todos têm acesso a esta ferramenta tecnológica.
O novo director-geral adjunto do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), comissário de migração João Fortunato Machado, e o director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais José Serra Van-Dúnem, comissário-chefe Luís da Fonseca Cadete, iniciaram, sexta-feira(1), funções.
A Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) comunica que continua a trabalhar para apurar as causas da interrupção geral no fornecimento de energia, ocorrida ontem, no Sistema Norte e Sul, informa uma nota da instituição.