Sociedade

Mundo reflecte poluição plástica

Manuela Gomes

Jornalista

Celebra-se hoje, em todos os países, o Dia do Mundial do Ambiente. Neste dia, os governos reflectem sobre as acções feitas em torno da preservação do ambiente, com destaque para o controlo das emissões dos gases da atmosfera.

05/06/2023  Última atualização 08H09
© Fotografia por: DR

Este ano a efeméride é celebrada sob o lema "Combata a poluição plástica", um tema que reinvindica mudanças profundas nas políticas e nas decisões que levem a estilos de vida mais limpos, ecológicos e sustentáveis, em harmonia com a natureza.

Países do mundo inteiro realizam actividades que levam à reflexão sobre a sustentabilidade, conservação, protecção e ao uso racional dos recursos naturais.

Angola, particularmente, tem gizado vários programas, projecto e estratégias voltados à protecção do ambiente. Ao mesmo tempo que é signatária de várias convenções, Parte e de Acordos rubricados mundialmente.

Em Luanda, está programado o acto central, em alusão à data, com a realização de uma feira ecológica, no Largo da Família, que vai contar com o discurso de abertura da Vice-Presidente da República, Esperança Costa.

O evento que tem como objectivo desenvolver a consciência ecológica por meio da exposição de projectos ambientais. Durante a amostra vão estar expostos projectos ligados à reciclagem, cidadania e ambiente, fonte de energias limpas, consumo sustentável, gestão de resíduos e agricultura sustentável e alternativa.

O evento tem como órgãos promotores a Comissão Na-cional para a UNESCO, Coca-Cola, Jamil, Nação Verde, Refriango e a Angobiotec. Terá apoios institucionais dos ministérios da Educação, Ambiente e Governo da Província de Luanda (GPL).

 

Objectivos

A propósito da efeméride, a secretária de Estado para as Alterações Climáticas e Desenvolvimento Sustentável disse que o maior objectivo do Executivo angolano é continuar a apelar à consciência ambiental.

Em entrevista ao Jornal de Angola, Paula Francisco, referiu que já é notável essa consciência por parte de algumas pessoas. "Hoje, já vemos que há uma elevação do melhor conhecimento, sentimos que estamos numa nova etapa de "fazer ambiente”.

A governante disse que as pessoas, hoje, já têm maior consciência do meio à sua volta, "mas falta essa mesma consciência do saber como usar e aplicar.

Louvou as atitudes de algumas empresas e instituições em levar, nas suas actividades a temática ambiente. "Isso para dizer que o leque de consciência que as empresas, indivíduos, instituições e organizações têm é cada vez melhor e nos alegramos”, disse.

A título de exemplo, apontou o comportamento de jovens ardinas que hoje evitam desperdiçar os jornais do dia anterior, porque sabem que poderá gerar um outro produto, isso entrando as questões relacionadas à reciclagem.

Para Paula Francisco isso satisfaz a política do Estado, pois vai de encontro ao cidadão "estamos no pilar da cidadania”.

A secretária de Estado finalizou apelando aos órgãos de comunicação social para que continuem a apelar e a divulgar as boas práticas que engrandecem o ambiente.


  Estratégias para melhoria do sector

A melhoria das condições ambientais tem conhecido passos significativos no país, em particular nos últimos anos. Uma das metas é garantir, até 2035, o desenvolvimento sustentável, como defendeu, em Novembro do ano passado, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, durante a 27ª edição da Conferência das Partes (COP), no Egipto.

No encontro, onde os líderes mundiais debateram sobre a adaptação climática, a mitigação dos gases do efeito estufa e o impacto do clima na questão financeira, a Vice-Presidente considerou a construção do canal de Cafu um exemplo do empenho de Angola na melhoria do ambiente.

Esperança da Costa disse ainda, no encontro, que  quan-to à produção de energias limpas, o país tem apostado na exploração de segmentos como o da energia fotovoltaica, solar e eólica.

 

Alinhamento mundial

Actualmente, o país tem alinhado políticas internacionais sobre o Ambiente, através da aprovação de estratégias específicas do sector. No ano passado, por exemplo, foram realizados vários encontros, nacionais e internacionais, para a melhoria e crescimento das condições ambientais.

Entre os ganhos, cujos efeitos foram permanentes, consta ainda o programa de saneamento básico, nos nove municípios de Luanda, que está a permitir aos munícipes adoptar um ambiente mais sadio e uma gestão muito mais cuidada dos resíduos sólidos.

Além dos ganhos no saneamento, é preciso também enaltecer o surgimento de vários polígonos florestais, que têm ajudado a repovoar as zonas devastadas pelas queimadas anárquicas e abate indiscriminado de árvores.

O empenho de Angola face à conciliação dos objectivos regionais e globais como instrumento de regulação climática foi destacado várias vezes, em especial no ano passado, em encontros internacionais, como o realizado pelos embaixadores da CPLP na Itália, em Maio de 2023.

Durante a reunião, os diplomatas enalteceram a colaboração e cooperação do país nos assuntos ligados aos Objectivos Sustentáveis de Desenvolvimento (ODS), sobretudo ao reforço dos sistemas alimentares e nutricionais.

Além disso, Angola participou na conferência das Nações Unidas sobre o Am-biente "Stockholm+50”, realizada em Estocolmo, na Suécia, na qual o país assumiu o compromisso de atingir a meta de 70 por cento de energia de fontes não poluentes até 2025, privilegiando energias limpas provenientes de barragens hidroeléctricas e energia solar.

Ainda neste quesito, o país mostrou estar comprometido com a modernização das leis ambientais nacionais, com a integração da sociedade civil, bem como com o desenvolvimento de mecanismos eficazes para fazer cumprir as leis.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade