Sociedade

Mundo assinala o Dia da Segurança do Paciente

Celebra-se, hoje, o Dia Mundial da Segurança do Paciente, em cumprimento da resolução WHA72.6 Acção Global para a Segurança do Paciente.

17/09/2021  Última atualização 10H25
Atendimento nas unidades clínicas deve ser mais humanizado © Fotografia por: DR
Para este ano, a Organização Mundial da Saúde escolheu o tema "Cuidado Materno e Neo-natal Seguro”, acompanhado pelo chamado à acção "Aja agora para o parto seguro e respeitoso!”.
A reflexão surge pelo facto de as taxas de mortalidade peri-natal, tanto materna como neo-natal, continuarem a ser muito altas e as causas, paradoxalmente, serem, em grande parte, evitáveis.
Com a pandemia da Covid-19 e suas repercussões para a continuidade dos serviços de atenção à saúde, agravou uma situação já inaceitável, e serviu de alerta para a urgência de uma mobilização mundial.
O 17 de Setembro como data de celebração do Dia Mundial da Segurança do Paciente foi institucionalizado com o objectivo de aumentar a consciencialização sobre o assunto, gerando a compreensão global. Também comemorada para imprimir maior solidariedade integral na acção dos Estados-membros na promoção da segurança dos doentes, o Dia Mundial da Segurança do Paciente é uma oportunidade única para se alertar a sociedade civil sobre temas-chaves como a identificação correcta do paciente.
Neste dia, faz-se uma reflexão sobre a melhoria da comunicação entre profissionais de saúde, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, procedimentos cirúrgicos, higiene das mãos para evitar infecções, prevenção de quedas e úlceras por pressão.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade