Desporto

Mundias de Futsal: Prova para trabalhadores compete em Roma

António Cristóvão

Jornalista

A Selecção Nacional de futsal para trabalhadores amadores vai competir nos Jogos Mundiais, no próximo mês de Setembro, na cidade de Roma, Itália.

19/01/2023  Última atualização 09H46
Selecção vai competir no Mundial da Itália © Fotografia por: DR
O anúncio foi feito, na terça-feira passada, pelo presidente da Federação Angolana de Desporto para Trabalhadores (FADET), Manuel da Cunha, durante a conferência de imprensa, realizada na Galeria do Desporto, no Complexo da Cidadela, para a apresentação do primeiro treinador da Selecção Nacional de futsal, Benvindo Inácio.

"Angola estará presente com a Selecção Nacional de futsal nos Jogos Mundiais de Roma, em Setembro”, garantiu o responsável.

Manuel da Cunha revelou que a participação do país no evento foi um convite da Confederação Mundial do Desporto para Trabalhadores (CMDT), após a participação de Angola no Congresso da instituição realizado no pretérito mês de Novembro, na cidade de Roma.  

"A FADET organizou-se e criou uma equipa técnica para estar presente em Banjul, Gâmbia. Decidimos participar na I edição da Copa Africana e esperamos que seja uma Selecção Nacional competente. O treinador escolhido é conhecido da nossa praça e pode trazer-nos alegria”, declarou à imprensa.

Manuel da Cunha fez saber que nesta época, a direcção que dirige vai aumentar o número de modalidades desportivas com a inclusão do atletismo, hóquei em patins, basquetebol e futebol. A instituição movimenta as modalidades de futsal (a eleição da FADET) e xadrez.

O dirigente revelou que a FADET foi reconhecida pelas instituições nacionais e internacionais, designadamente pelo Ministério da Juventude e Desporto (MINJUD), Comité Olímpico Angolano (COA), Confederação Mundial do Desporto para Trabalhadores e Amadores (CMDTA), Confederação Africana (CADTA) e ONU.

A FADET controla os filiados de Benguela, Cabinda, Cuanza-Sul, Huambo, Huíla, Luanda, Malanje e Namibe. Além do futsal, no certame serão disputados o atletismo, voleibol e a petanca (é um jogo que consiste no lançamento de uma série de bolas metálicas, com o objectivo de ficar o mais próximo possível de um pequeno esférico de madeira (cochonette), arremessada previamente por um jogador).

Benvindo Inácio é o treinador principal da Selecção Nacional de futsal de desporto para trabalhadores e amadores, tendo como técnicos assistentes Hermenegildo Francisco e José Halewa, Edgar Vitorio (fisioterapeuta), Joaquim Tchipa (delegado e estatístico) e Daniel Henriques (seccionista).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto