Desporto

Mundial de Basquetebol: Angola tem de ganhar o Uganda e Cabo Verde

Anaximandro Magalhães

Jornalista

Duas vitórias, uma sobre o Uganda e outra frente a Cabo Verde, adversárias do Grupo E, garantem o apuramento de Angola para a disputa da 19ª edição da Copa do Mundo sénior masculino de basquetebol, a realizar-se no Japão, Indonésia e Filipinas, de 25 de Agosto a 10 de Setembro do corrente.

19/01/2023  Última atualização 10H39
Angolanos procuram a nona presença numa fase final de uma Copa do Mundo © Fotografia por: DR

Vencedora dos jogos da penúltima janela FIBA, zona africana de qualificação para o Mundial, não é ponto assente que a Selecção Nacional volte a fazê-lo agora, na derradeira fase, em Luanda, agendada de 24 a 26 de Fevereiro, no Pavilhão Multiusos do Kilamba.

O factor casa, tendo na memória o resultado adverso frente a Cotê d'Ivoire, em Benguela, no arranque da primeira janela, recomenda prudência e abordagem calculista.

Aliás, o seleccionador nacional, Josep "Pep" Clarós, e adjuntos, Aníbal Moreira e Miguel Lutonda, sabem que os triunfos, 84-62, diante do Uganda, 65-58, contra Cabo Verde, e 70-67, ante a Nigéria, passaram para a história.   

Dependentes apenas de si para assegurarem a segunda posição, Clarós e pupilos podem, caso vençam os três desafios, chegar aos 18 pontos, números inalcançáveis para Cabo Verde e Nigéria, adversários na corrida pelo segundo passe de acesso directo ao mundial asiático. Difícil para o combinado nacional será chegar ao primeiro lugar, ocupado pela Cotê d´Ivoire, com 14 pontos. Os ivorienses, selecção em que alinha o base do Petro de Luanda, Souleyman Diabate, únicos invictos nas duas séries, dificilmente perderão todos os jogos, pois a acontecer ficariam com 17 pontos, e na eventualidade dos hendecacampeões somarem por triunfo todos os desafios chegariam ao topo do pódio.  

Impossível não é, mas será difícil ao combinado angolano chegar ao cume. As contas são fáceis de serem feitas: se a Cotê d´Ivoire ganhar todos os jogos chega aos 20 pontos, Angola, aos 18, Cabo Verde, 17, Nigéria, 16, Guiné e Uganda, já sem possibilidades, aos 14. 

 Em caso de uma vitória e duas derrotas, a Cotê d´Ivoire somará (18), Angola (16), Cabo Verde (15), Nigéria (14), Guiné e Uganda (12). Se vencerem duas e perderem uma partida, Cotê d´Ivoire (19), Angola (17), Cabo Verde (16), Nigéria (15), Guiné e Uganda (13).    

 

Grupo F 

Cálculos difíceis de serem feitos são também os do Grupo F, liderado pelo Sudão do Sul, com 17 pontos, seguido pelo Egipto, 16, Senegal, 15, Tunísia, 14, e em condição menos avantajada estão República Democrático do Congo (RDC), 13, e Camarões, 11.    

 

Disputa pelo acesso    

Com novos moldes de qualificação, procuram assegurar um dos cinco passes da zona africana, as seguintes selecções: no Grupo E, com sede em Luanda, vão jogar: Côte d´Ivoire, 14 pontos, Angola (12), Cabo Verde (11), Nigéria (10), Guiné (8) e Uganda (8). Na Série F, agendada para a cidade do Cairo: estão Sudão do Sul (17), Egipto (16), Senegal (15), Tunísia (14), República Democrática do Congo, RDC (13) e Camarões (11).    

 

Convocatória é anunciada no dia 25  

Em declarações ao Jornal de Angola, o presidente de direcção da Federação Angolana de Basquetebol, FAB, Moniz Silva, garantiu que a 25 do corrente, o seleccionador nacional, Josep  Clarós "Pep", convoca os jogadores para darem início aos trabalhos de preparação visando a última janela.    

Os trabalhos, fez saber o dirigente, começam a 1 de Fevereiro, em Benguela, onde a equipa deve estagiar por mais de 15 dias. Na primeira fase, integram apenas os atletas que jogam o Unitel Basket, e a seguir os vindos do "estrangeiro".    

Tendo em conta o leque de atletas chamados desde a era Clarós: de certo constarão alguns dos seguintes nomes: Gerson Domingos, Gerson "Lukeny” Gonçalves, Childe Dundão, Jilson Bango, Felizardo Ambrósio, Teotónio Dó, Benvindo Quimbamba, Aboubakar Gakou, Islando Manuel "Papa Ngulo”, Glofate Buiamba, Clésio Castro, Malick Cissé, Leonel Paulo, Eduardo Mingas, Carlos Morais, Jone Pedro, Hermenegildo Santos, Edson Ndoniema "Lapa”, Jacques da Conceição, Joshua Kashila, Pedro Bastos, Alexandre Jungo, Yanick Moreira, Sadraque Nganga, António Monteiro, João Fernandes, Keneth Manuel, Jerónimo Luís, Gilson Martins, Bamba Cissé, José Dimitri Maconda e Bruno Fernando.    

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto