Sociedade

Mulheres polícias ajudam a reorganizar comércio

Sandra da Silva

Jornalista

O Comando municipal de Talatona da Polícia Nacional mobilizou 304 mulheres polícias, para ajudar o reordenamento da venda desordenada, levado a cabo pelo Governo da Província de Luanda, na zona do Calemba 2 e rotunda da Camama.

11/03/2024  Última atualização 09H17
Mototaxistas são aconselhados a circular com prudência e usar capacete de protecção © Fotografia por: DR

A comandante municipal do Talatona da Polícia Nacional, superintendente-chefe, Gorety Fernando, explicou que o reordenamento do comércio, decorre em alguns locais do Bairro Calemba 2, distrito urbano da Cidade Universitária. A comandante explicou que a Polícia Nacional do Talatona e as administrações distritais estão a trabalhar, para melhorar não só a visibilidade do local como reduzir alguns crimes que se registaram na zona ao longo de vários bairros do município em referência.

As mulheres polícias estão a trabalhar em conjunto com os homens, na mobilização e sensibilização diária das vendedeiras, na transferência para outros mercados indicados pelas administrações distritais, disse a comandante municipal de Talatona da Polícia Nacional.

Gorety Fernando  avançou  que actualmente já se consegue trafegar sem muitas dificuldades de trânsito na zona do Calemba 2, estando a corporação a trabalhar na recolha de informações relacionados com alguns crimes que ocorrem em zonas críticas, para se dar uma resposta operativa mais adequada. 

A comandante adiantou que a Polícia tem realizado micro-operações que tem resultado no desmantelamento de grupos de jovens que criam confusão no interior dos bairros, criando assim insegurança nos munícipes.

A operação denominada "Mulheres com bravuras, Talatona seguro", está inserida nas festividades do Março/ Mulher, na prevenção e combate à criminalidade nas comunidades.

Goreth Fernando afirma que os efectivos estão a sensibilizar os automobilistas na prevenção de acidentes, o respeito das normas do Código de Estrada, evitar a  condução sob efeito do álcool e cuidar do estado técnico das viaturas.

A comandante municipal disse que a corporação está a auscultar os problemas de segurança junto das comunidades, de forma a estudar melhor as medidas de prevenção criminal.

Gorety Fernando adiantou que o Comando Municipal do Talatona tem controlada a situação de segurança pública, apesar de haver o registo de assaltos em vários bairros, cuja resposta tem permitido a detenção de supostos criminosos, que são entregues ao Ministério Público e ao Juiz de Garantias para a devida responsabilização criminal. Acrescentou que os efectivos têm- se  desdobrado em  micro- operações com o objectivo de devolver o sentimento de segurança as populações tendo solicitado uma maior colaboração dos cidadãos na denúncia de suspeitos de cometerem  crimes. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade