Política

Mulheres incentivadas a criar cooperativas para facilitar o acesso a financiamento

Kayila Silvina | Mbanza Kongo

Jornalista

A secretária-geral da Organização da Mulher Angolana (OMA), Joana Tomás, aconselhou, em Mbanza Kongo, província do Zaire, as mulheres locais a criarem cooperativas e legalizarem parcelas de terra para terem acesso ao financiamento e outros incentivos do Governo.

26/03/2023  Última atualização 09H24
Mulheres incentivadas a criar cooperativas para facilitar o acesso a financiamento © Fotografia por: GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MBANZA KONGO

Falando à imprensa, na sexta-feira, no termo da sua visita à província, referiu que se "as mulheres não estiverem inseridas em actividades produtivas, formalizadas,  não poderão beneficiar dos programas do Ministério da Economia.

A responsável da organização feminina do MPLA desafiou, na ocasião, as mulheres, e não só, a evoluírem para a prática da agricultura mecanizada, no sentido de contribuírem no aumento da produção interna e, consequentemente, da renda familiar.

Joana Tomás fez saber, por outro lado, que a OMA tem feito advocacia junto de outras instituições do Estado para que as mulheres com qualificação e mérito sejam promovidas nas carreiras em que estão inseridas.

"O país é constituído por homens e mulheres. Muitas mulheres já foram chamadas para o exercício do poder e foram exemplares”, disse, acrescentando que as capacidades  são inquestionáveis, quando são chamadas a exercer qualquer função.

Na sua alocução, Joana Tomás pediu para serem, também, fiscais dos distintos projectos em execução nas suas zonas, sobretudo os ligados ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

"O Orçamento Geral do Estado já foi aprovado. Cada província, mediante a disponibilidade do Ministério das Finanças, vai receber aquilo que foi aprovado a nível da Assembleia Nacional, para dar continuidade aos programas já existentes,” lembrou.

Em Mbanza Kongo a secretária-geral da OMA promoveu uma feira de exposição de produtos agrícolas e de gastronomia, em que, além das camponesas locais,  estiveram presentes as do Uíge, Bengo e Cuanza Norte. A secretária-geral da OMA fez a entrega de pintos a uma associação constituída por mulheres, no município de Mbanza Kongo, durante uma visita para se inteirar da capacidade produtiva.

Joana Tomás, durante a sua jornada na capital da província do Zaire, notou os avanços dignos de realce na região. Referiu, a propósito, haver, ainda, que há muito trabalho a fazer, em termos de criação de de infra-estruturas sociais e económicas.

Por sua vez, o primeiro secretário provincial do MPLA no Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, que ofereceu uma estatueta da mulher "zungueira” à secretária-geral da OMA, reafirmou o compromisso de continuar a apoiar as organizações sociais do partido, nomeadamente a OMA e a JMPLA, para que possam concretizar os projectos preconizados.

  Contributo em prol da Independência Nacional

A secretária-geral da OMA, Joana Tomás, afirmou que a mulher angolana sempre esteve presente em várias frentes, que conduziram o país à Independência Nacional e à paz definitiva.

A dirigente da organização feminina do MPLA destacou, de forma particular, a presença de mulheres na célebre batalha do Cuito Cuanavale, que, mesmo não estando na frente de combate, deram suporte às tropas em trincheira.

"A mulher sempre esteve presente em todas as frentes. No Cuito Cuanavale, por exemplo, onde eu tive o grande prazer de trabalhar, ouvi relatos de muitas mulheres que estiveram presentes nas forças militares”, assinalou, na quinta-feira, primeiro dia da sua visita ao Zaire.

Com o alcance da paz definitiva no país, acrescentou a responsável, as atenções estão agora viradas na luta para a equidade e igualdade no género, bem como no combate à violência e ao abuso sexual de mulheres e crianças.

 "Vamos continuar a trabalhar e a lutar pelos nossos direitos, para a nossa reafirmação na sociedade e ajudarmos o nosso país a se desenvolver cada vez mais”, sublinhou.

Antes de escalar a cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, Joana Tomás trabalhou nos municípios do Nzeto e Tomboco.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política