Regiões

Mulheres gestantes beneficiam de apoio

Maiomona Artur | Cacuaco

Ao todo, 15 mulheres em estado de gestação, da comuna da Funda, município de Cacuaco, em Luanda, receberam, segunda-feira, mosquiteiros, lixívia, omo, sabão, fraldas descartáveis e banheiras de banho para bebés.

27/04/2022  Última atualização 10H10
© Fotografia por: DR

O gesto da Organização Não Governamental Panafricare, com financiamento da Exxonmobil Angola, visa reduzir os índices de malária.

No acto de entrega dos bens, o supervisor municipal do Programa de Combate à Malária, José de Andrade, lembrou que a doença é transmitida pela picada do mosquito (Anopheles), razão pela qual aconselha a todas as mulheres grávidas a usarem mosquiteiros.

"Muitas mulheres não gostam de dormir debaixo dos mosquiteiros por negligência e esquecem-se que carregam um novo ser no seu ventre, que se não for bem cuidado ao longo da gestação pode nascer doente”, disse José de Andrade.

O supervisor aconselha, também, a população em geral no sentido de usar mosquiteiros, manter a higiene nas residências, lavar os alimentos e ferver a água antes do consumo, bem como evitar a concentração de águas sujas nas ruas dos bairros, de forma a prevenir doenças como a malária, que constitui a principal causa de morte infantil nas comunidades.

O responsável revelou que, durante o primeiro trimestre deste ano, foram no-tificados 44.286 casos posi-

tivos de malária no município de Cacuaco, que causaram a morte de 203 pessoas, contra 36.357 casos e 104 mortes no mesmo período do ano anterior.

De acordo com o supervisor, o aumento de casos deve-se à negligência da população, tendo em conta que existem comunidades em algumas áreas que não gostam de usar mosquiteiros e desrespeitam as medidas de saneamento básico.

"Vamos continuar a fazer o nosso trabalho junto da população no sentido de baixar o elevado índice de casos registados este ano”, frisou José de Andrade, citando como distritos mais endémicos do município os Mulenvos de Baixo, Kicolo, Vila sede e a comuna da Funda.   

O coordenador do projecto Panafricare, José Paulo, disse que o projecto a nível do município de Cacuaco abarca dois distritos, nomeadamente Sequele e Funda.

José Paulo acrescentou que, este ano, a meta da organização é intensificar a informação junto das famílias.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões