Cultura

Mukeko faz a estreia no mercado com videoclipe “Oportunidade”

O videoclipe da música “Oportunidade”, de autoria do músico Mukeko, foi apresentado oficialmente, na noite de sábado, na galeria “Sete & Meio, Bar Jazz Galeria”, na baixa de Luanda, numa iniciativa do Atelier D’Artes Lucengomono.

31/01/2021  Última atualização 18H17
Músico apresentou no sábado um videoclipe promocional © Fotografia por: DR
Mukeko é o nome artístico de João Muqueco Teixeira, guitarrista, intérprete e compositor, nascido no Uíge. "Oportunidade” é um tema musical que fomenta o gosto pela conquista e concretização própria, de acordo com Mukeko, em declarações, ontem, ao Jornal de Angola.

O tema, disse, aborda  questões de inclusão social, educação e instrução como factores de progresso. "Oportunidade”, que começou a ser concebida na rua, tem  letra de Mukeko e arranjos de Kizua Gourgel, que também está nos coros. Participam no projecto os cantores Kizua Gourgel (arranjos), Apolinário (bateria), Joselmo (teclado), Toty Samed (baixo e guitarra),Toty Samed e Carlos Praia (coros). Estúdio Rádio Vial e mistura KC.

À margem da apresentação do videoclipe, realizou-se um concerto de mú-
sica ao vivo, com a banda Ghoisan, no qual o anfitrião dividiu o palco com Eduardo Paim e Kizua Gourgel.
Mukeko mostrou o seu virtuosismo com a guitarra interpretando temas dos quais se destacam  "Não me provoques”, numa versão com incursões no Kikongo, e "Omboio", entre outros.

O concerto, apresentado pelo actor e promotor cultural Orlando Sérgio, abriu com a banda  Ghoisan, com uma mensagem evangélica numa viagem a "Likespiritual negro". Já Kizua Gourgel, com o seu violão, começou por brindar o público com "After Storm”, um instrumental produzido nesta fase de confinamento, deu o seu toque em "Maldita Mulata", um original de Toty Samed, "Rotineiro Incansável " e "Malembe, Malembe" temas do seu próximo trabalho discográfico.

Eduardo Paim prestigiou a apresentação de Mukeko, que tem sido guitarrista nos seus concertos. General Kambuengo fez o público cantar e dançar recorrendo a sucessos como "Foi aqui", "Saudades", "Rosa Baila" e "Esse Muadié". Foi uma actuação curta mas muita intensidade com forte interacção com a plateia. Eduardo Paim ainda foi surpreendido, por Telles que em parceria com Mukeko, com uma versão de um tema seu.

Eduardo Paim e Kizua Gourgel exaltaram as qualidades artísticas de Mukeko e encorajaram neste passo que deu na sua carreira.
A habilidade criativa de Kukeko inicia-se a partir dos 12 anos e começa a tocar guitarra na Igreja Tocoista, na qual é membro. Aos 19 anos, estreia-se na banda, afecta à Rádio Provincial do Uíge.

* Com Analtino Santos

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura