Regiões

Muconda tem novo serviço de saúde e sistema de água

Flávia Massua | Saurimo

Jornalista

As mais de 1.500 famílias dos bairros de Ndonji e Sacaluila, no município de Muconda, dispõem de um posto de saúde e sistema de água, no quadro das festividades dos 55 anos da referida vila municipal de Muconda.

15/01/2023  Última atualização 08H55
Posto de saúde © Fotografia por: Edições Novembro

Quanto ao sistema de água, inaugurado, sexta-feira, pelo vice-governador provincial da Lunda-Sul, Mendes Gaspar, está constituído por três chafarizes e bombeia 100 metros cúbicos por hora.

Já a unidade sanitária tem, entre outras áreas, sala de parto, banco de urgência e uma farmácia.

Os regedores das duas localidades foram unânimes em reconhecer o esforço do Governo, virado para a melhoria das condições de vida da população, mas pediram mais professores e a instalação de sistemas de telefonia móvel, para facilitar a comunicação.

As duas autoridades tradicionais de Ndonji e Sacaluila, Elias Jacob e Raimundo Ngueji, respectivamente, descrevem, de forma satisfatória, a forma como o município cresceu, nos últimos anos, ao destacarem o desenvolvimento nos sectores da Educação e Saúde.

"Anteriormente, os munícipes percorriam longas distâncias, até ao Luau, província do Moxico, para receberem assistência médica e medicamentosa, uma realidade já ultrapassada, com a aposta do Governo na instalação deste importante serviço nas nossas comunidades”.

Composto por três comunas, Muconda ascendeu à categoria de município, através da portaria nº15.362, de 13 de Janeiro de 1968, e publicado no Boletim Oficial nº11.

 

Kits profissionais

A administradora de Muconda, Maria Segunda, defendeu a construção de uma barragem hidroeléctrica na região, para fornecer energia em toda a extensão do município, o que pode acelerar o desenvolvimento local.

Neste momento, grupos geradores abastecem energia à vila sede e às comunas de Chiluage, Muriege e Cassai-Sul, sendo que nas três últimas localidades este serviço é verificado apenas no período nocturno, por escassez de combustível.

A celebração do aniversário do município foi, ainda, marcada pela entrega de kits de carpintaria, serralharia, corte e costura, cabeleireiro, construção civil a 58 jovens, no quadro do Plano de Acção e Promoção da Empregabilidade (PAPE).

A administradora municipal fez, igualmente, referência às obras da Estação de Tratamento de Água de Muconda, a cargo da empreiteira Sinohidro.

O sistema tem capacidade para bombear 250 metros cúbicos de água por hora, e vai permitir 60 ligações domiciliares, além de 14 chafarizes para distribuir o produto a 250 famílias.

 

Projectos do PIIM

Pelo menos 15 dos 18 projectos, concebidos no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), com um investimento de mais de três mil milhões, já foram postos à disposição da população.

A administradora Maria Segunda assegurou que os três projectos, são inaugurados no final de Fevereiro. Tratam-se de escolas, postos de saúde, sistemas de abastecimento de água, melhoramento de fornecimento de energia eléctrica, construção de lavandarias, casas para técnicos e asfaltagem de algumas ruas da vila da sede municipal.

Para este ano, a administradora perspectiva a retoma das obras das 250 casas para as localidades de Tambwe, Sacambunji e Txoji, além do início dos trabalhos de melhoramento de vias de acesso à comuna de Chiluage e Tambwe, cujas brigadas já realizam trabalhos preliminares.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões