Política

MPLA revitaliza estruturas no Zaire para dar apoio à governação do país

Fernando Neto | Mbanza Kongo

Jornalista

O Comité Provincial do MPLA no Zaire anunciou a revitalização das suas estruturas a nível da província, no sentido de estar alinhado, cada vez mais, com os propósitos da governação do país, com vista a garantir o bem-estar da população.

24/01/2023  Última atualização 07H24
Militantes do MPLA estiveram reunidos no Tomboco para analisar os desafios a curto prazo © Fotografia por: Garcia Mayatoko | Edições Novembro | Tomboco
A afirmação foi feita pelo coordenador adjunto do grupo de acompanhamento do Secretariado do Bureau Político do Comité Central do MPLA à província do Zaire, Leonel Martins, sábado, no final da II Reunião Ordinária do Comité Provincial, realizada no município do Tomboco.

Segundo Leonel Martins, o encontro, que permitiu traçar a estratégia e a nova dinâmica a imprimir para o alcance dos objectivos preconizados pela direcção central do partido, serviu, igualmente, para exortar os militantes, cada um ao seu nível, a trabalhar de forma afincada para os desafios que o MPLA tem pela frente.

"Todos militantes devem trabalhar, cada um ao seu nível, para auxiliar o primeiro secretário provincial a conduzir os destinos do partido a bom porto. Estamos todos cientes dos desafios que se nos apresentam, tendo em conta os últimos resultados eleitorais. Por isso, não temos meias medidas, nem outro caminho, se não o de redobrar o trabalho político, do fortalecimento da unidade e coesão interna e, ir ao encontro das bases”, exortou.

Leonel Martins assinalou que o processo de revitalização do partido na região, considera-se possível, desde que haja coragem para identificar, não apenas o mérito, mas, sobretudo, os deméritos, para que sejam superados.

"Se assim for, auguramos que este exercício represente, de modo prático, a demonstração do MPLA em imprimir nova dinâmica ao trabalho político, cujos resultados devem reflectir-se na maior capacidade de mobilização e inserção na sociedade local. Pois, precisamos, com a devida antecipação, afinar a máquina partidária na nossa província para resgatar a mística nos desafios futuros”, frisou.

Aquele político apontou as eleições autárquicas como um desafio a curto prazo, que exige a selecção dos melhores quadros e activistas da causa do MPLA. Para tal, Leonel Martins disse ser fundamental a capacitação contínua dos militantes de base, os amigos e simpatizantes do MPLA, para uma abordagem com maior propriedade sobre as temáticas inerentes às eleições autárquicas que se avizinham, de maneira que, consigam disseminar, de forma correcta e persuasiva, as linhas de força do partido para obter o apoio da população.

"Ficou claro que o trabalho político no Zaire não pode ser, apenas, voltado aos militantes já controlados, mas, também, ir ao encontro dos cidadãos mais cépticos, fazendo recurso ao conhecimento sobre os planos e projectos para à província, ou seja, dar a conhecer as pretensões do MPLA para à região e para o país, de modo geral”, disse.

Por seu turno, o primeiro secretário do MPLA no Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, anunciou que, a partir de Março próximo, vai ser realizado um levantamento geral dos militantes do partido na região, para aferir a real capacidade de cada comité municipal e comunal.

Segundo aquele político, a acção visa fazer um levantamento exaustivo de todos os militantes do partido na província, bem como conhecer as dificuldades e necessidades. "O crescimento dos militantes de base será uma das prioridades, o que vai exigir dos quadros e dirigentes maior responsabilidade e compromisso na implementação das tarefas. A OMA e a JMPLA devem continuar a trabalhar afincadamente para o cumprimento das tarefas incumbidas pelo partido e pelas estruturas nacionais”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política