Angola está representada na sede da ONU, em Nova Iorque, pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, na conferência das Nações Unidas sobre a água, sob o lema "Acelerando a Acção Rumo ao Futuro Sustentável".
O Presidente João Lourenço autorizou despesas no valor global de 2,2 mil milhões de kwanzas para obras de requalificação do Cine Alfa 1 e 2, que se transformarão no futuro Museu do Cinema.
O MPLA reafirma, em comunicado, a sua posição de defensor incondicional dos feitos de todos os heróis nacionais, com particular ênfase aos envolvidos nos ataques às cadeias da PIDE-DGS, em Luanda, para libertar nacionalistas angolanos engajados com a luta pela Independência Nacional, na madrugada de 4 de Fevereiro de 1961.
Segundo o partido dos "camaradas”, sem essa "epopeia” Angola jamais lograria o estatuto de nação livre e soberana, por isso apela aos angolanos a celebrarem a data com o sentimento de inspiração por maior amor à Pátria e abnegação ao trabalho, enquanto a mais digna fonte de aquisição de rendimento e usufruto de melhores condições de vida.
"Pela celebração do 4 de Fevereiro, Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, o Bureau Político do MPLA saúda, efusivamente, os artífices de tão sublime acto, pela entrega abnegada e patriótica no processo da luta de libertação nacional, que conduziu o MPLA à proclamação da Independência Nacional a 11 de Novembro de 1975, e alcançar outras conquistas resumidas da defesa da integridade territorial, conquista da paz, reconciliação e unidade nacional”, sublinha na nota alusiva à efeméride.
Acrescenta que o MPLA defende que toda a sociedade angolana deve tributo aos precursores da liberdade, em especial os heróis tombados pela Pátria, honrando-os com espírito de promoção da paz, do desenvolvimento e de reforço das acções que visam educar as novas gerações sobre a "história gloriosa” do povo angolano pelos ideais da Independência, crescimento e desenvolvimento em paz e harmonia.
De acordo com o Bureau Político do Comité Central do MPLA, em nome de todos os militantes, simpatizantes e amigos, aproveita a celebração da efeméride para reiterar o agradecimento pelo voto de confiança que o povo angolano concedeu no último pleito eleitoral, ao Presidente João Lourenço e ao partido, cuja força reside no povo, reafirmando o compromisso de trabalhar com todos para a efectiva materialização das acções do Programa de Governo 2022-2027, sob o signo da "paz e do desenvolvimento”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Chefe de Estado, João Lourenço, considerou, esta quarta-feira, que “apesar dos lamentáveis acontecimentos, devemos ser honestos em reconhecer que a Justiça angolana está cada vez mais dinâmica, actuante e a cumprir com o papel que dela se espera”.
Angola subiu 18 lugares no mapa "Mulheres na Política 2021" da organização União Interparlamentar e a ONU Mulheres, números que demonstram a importância que se dá cada vez mais ao papel do género nas áreas de decisão do país, segundo a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.