Política

MPLA reitera compromisso com as questões sociais

Arão Martins / Benguela

Jornalista

A secretária do Bureau Político para a Política Social reafirmou, quinta-feira, em Benguela, o compromisso do MPLA em continuar a resolver os problemas sociais dos trabalhadores e de toda a população.

15/06/2024  Última atualização 11H18
Maricel Capama (à esquerda) na campanha de alfabetização © Fotografia por: Benjamim Cândido | Edições Novembro

Maricel Capama, que conclui hoje a visita de trabalho àquela província, justificou o seu posicionamento com base na recente aprovação das propostas de fixação do novo Salário Mínimo Nacional, resultante do acordo estabelecido este ano entre as centrais sindicais e o Executivo.

De acordo com a secretária do Bureau Político para a Política Social, além do reajuste salarial, o MPLA está a tomar medidas que visam garantir a estabilidade das micro, pequenas, médias e grandes empresas, além de manter o nível de emprego e de empregabilidade no país.

"Estamos a acompanhar o que está a acontecer a nível internacional do ponto de vista da crise económica e financeira, porque o nosso país não está isolado do mundo. Ainda assim, estamos a acompanhar o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Titular do Poder Executivo, como é o caso da entrada em vigor da nova tabela salarial, já a partir deste mês de Junho", disse.

A dirigente política disse acreditar que a nova tabela salarial vai melhorar o poder de compra dos profissionais abrangidos pela nova medida. Referiu-se, por exemplo, aos professores, médicos e docentes universitários, que terão os salários melhorados, fruto da última tabela que foi ajustada.

Maricel Capama sustentou que o partido está "seriamente” preocupado com o sector da Educação, por ser a área chave para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Para o efeito, destacou como resultado desta "preocupação” o lançamento do programa de alfabetização ao nível da província de Benguela.

Em mensagem dirigida aos gestores do sector Social, Maricel Capama reconhe-ce que a situação em todo o

país não está fácil e afecta o mundo inteiro. Ainda assim, reafirmou o compromisso do Governo suportado pelo MPLA de continuar a trabalhar para melhorar a qualidade de vida das populações.

À sua chegada, a secretária do Bureau Político para a Política Social, Maricel Capama, foi recebida pelo primeiro-secretário provincial do MPLA, Luís Nunes, com quem conversou em privado. Na província de Benguela, Maricel Capama manteve um encontro de trabalho com os membros do Departamento para os Assuntos Políticos, Eleitorais, Económicos e Sociais do Comité Provincial do MPLA, durante o qual foi informada das principais actividades desenvolvidas.

No mesmo dia, Maricel Capama testemunhou o lançamento da Campanha Nacional de Alfabetização na província de Benguela e a entrega de material de alfabetização, além do encontro de trabalho com a sociedade civil local.

No terceiro dia de trabalho, ontem, a secretária do Bureau Político do MPLA para a Política Social deslocou-se ao município do Chongoroi (150 quilómetros a Sul da cidade de Benguela), onde presidiu a um acto político, no quadro da campanha de sensibilização e moralização da sociedade.

No Chongoroi, Maricel Capama visitou as famílias que têm beneficiado do programa Kwenda de combate à pobreza.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política