Angola teve uma participação activa nas cerimónias em alusão Dia de África, em Portugal, que reuniram na quinta-feira, no Centro Ismaili, em Lisboa, diferentes países africanos.
As mulheres que participaram no 1º Fórum Internacional da Mulher para Paz e Democracia concluíram, sexta-feira, que para a paz e democracia é preciso que o exercício se faça de forma conjunta, onde a figura feminina deve ser vista como parte integrante do processo.
O MPLA realizou uma acção de formação aos dirigentes e quadros do partido dos 10 municípios da província, sobre ideologia partidária, no âmbito do reforço da coesão e resposta aos desafios políticos que se avizinham.
Durante o acto de abertura, terça-feira, o segundo secretário provincial do MPLA, António Capewa Calianguila, fez saber que o certame é uma iniciativa da direcção do partido em Benguela, que continua apostada na formação diversificada dos seus quadros.
O responsável explicou que a formação tem como objectivo específico auxiliar os documentos das deliberações do 8 Congresso Ordinário do MPLA, realizado em Dezembro de 2021, no que toca ao reforço de conhecimento sobre o funcionamento e desempenho do partido a vários níveis.
Referiu que o MPLA reconhece que a formação política ideológica, realizada de forma sistematizada, contribui para o auxílio da identidade do militante, permite igualmente a disseminação contínua dos princípios e valores fundamentais do partido e da sua dedicação ideológica.
Segundo o dirigente do partido, na base da estratégia para o aceleramento das acções formativas, consta da agenda do MPLA a transformação dos Comités em espaços privilegiados de aprendizagem e solidificação de conhecimentos dos documentos orientadores e dos ensinamentos do presidente João Lourenço.
Afirmou que o importante para o MPLA é trabalhar de forma empenhada e eficaz, alcançar métodos que contribuem para o melhoramento da vida interna do partido, a todos os níveis, de modo a permitir a sua maior inserção na sociedade.
António Capewa Calianguila exortou os participantes maior observância aos objectivos traçados, assegurando que os formadores sejam verdadeiros facilitadores das matérias de agendas, por se tratar de temáticas relevantes, ligadas à vida interna do partido, mormente a formação e educação política e ideológica dos dirigentes.
Considerou a formação como um pilar fundamental que cimenta a vida ideológica dos quadros e dirigentes do partido, fazendo com que continuem a ser exemplares e manter uma verdadeira postura dignificante no seio da sociedade.
Com esta acção, os dirigentes e quadros do MPLA estão mais capacitados em dar respostas pontuais, sobretudo, no que toca ao cumprimento da Agenda Política para 2023, sendo este um dos instrumentos que influencia na estabilidade e no fortalecimento das estruturas do partido, do topo à base.
O evento decorreu na sala de reuniões do Comité Provincial do MPLA, com a participação de 150 pessoas, entre secretários municipais, chefes de departamentos e a supervisão pontual dos técnicos do Departamento de Informação e Propaganda do Comité Provincial do partido.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Memorial Nacional em homenagem às vítimas dos conflitos políticos ocorridos no país, no período entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002, com realce para os do 27 de Maio, já conta com verba inscrita no Orçamento Geral do Estado (OGE) deste ano, acto que poderá permitir o arranque da sua construção ainda nos próximos tempos.
O Governo angolano assegurou, ontem, em Luanda, que a promoção de medidas que facilitem a circulação de cidadãos dos Estados-membros no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será um passo fundamental para que se propicie um projecto de estatuto do artista dentro do organismo, assim como a promoção do livro e da leitura.
A visita de Estado do Presidente João Lourenço à Itália foi positiva e permitiu elevar as relações bilaterais a vários níveis. A constatação é do ministro das Relações Exteriores, Téte António, que fez, sexta-feira, o balanço dos dois dias de actividades.
O Presidente da República, João Lourenço, autorizou o desembolso de mais de 11 mil milhões de kwanzas para a aquisição de medicamentos, testes e reagentes para o tratamento da malária, com a meta de reduzir a taxa de mortalidade e morbidade causada pela doença em todo o país.
Mais de 90 professores na província da Huíla, são suspeitos de falsificação de certificados de habilitações literárias, durante o processo de actualização de carreira, detectados pelo Gabinete Provincial da Educação.
Os EUA podem entrar em incumprimento a partir de 5 de Junho, adiantou o Departamento do Tesouro, após ajustar a data estimada em mais alguns dias e enquanto não é alcançado um acordo sobre o teto da divida.
O Memorial Nacional em homenagem às vítimas dos conflitos políticos ocorridos no país, no período entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002, com realce para os do 27 de Maio, já conta com verba inscrita no Orçamento Geral do Estado (OGE) deste ano, acto que poderá permitir o arranque da sua construção ainda nos próximos tempos.
O Governo angolano assegurou, ontem, em Luanda, que a promoção de medidas que facilitem a circulação de cidadãos dos Estados-membros no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será um passo fundamental para que se propicie um projecto de estatuto do artista dentro do organismo, assim como a promoção do livro e da leitura.