Política

MPLA realiza conferências extraordinárias para eleger primeiros secretários provinciais

César Esteves

Jornalista

O MPLA vai realizar, a partir do próximo mês, conferências extraordinárias nas províncias em que houve mudança de governador para, entre outros fins, promover a eleição dos primeiros secretários provinciais.

21/09/2022  Última atualização 09H00
© Fotografia por: DR
A realização dos eventos foi aprovada, ontem, durante a IV reunião extraordinária do Bureau Político, que teve lugar no Auditório do Comité Central, no Complexo Turístico Futungo II, em Luanda, sob orientação do líder do partido, João Lourenço.

Ao fazer a leitura do comunicado final, saído da IV reunião extraordinária do Bureau Político, o secretário do órgão para Reforma do Estado, Administração Pública e Autarquias, Mário Pinto de Andrade, fez saber que as conferências extraordinárias vão ocorrer nas províncias de Luanda, Moxico, Bengo, Malanje, Zaire, Cabinda, Lunda-Norte e Cuanza-Norte.

Mário Pinto de Andrade ressaltou que, durante a reunião foi, ainda, aprovado um ajustamento na estrutura do secretariado do Bureau Político, que culminou com a eleição de Gonçalves Muandumba, para as função de secretário para a Mobilização e Inserção, em substituição de Jorge Inocêncio Dombolo.

Referiu que os membros do Bureau Político do Comité Central congratularam-se com a tomada de posse do Presidente da República, João Lourenço, do Executivo nomeado para o quinquénio 2022-2027 e reafirmaram total apoio à implementação do Programa de Governo sufragado nas Eleições Gerais de 24 de Agosto, em que o povo angolano participou com elevado sentido cívico e patriótico.

"O Bureau Político do MPLA expressou apoio total ao Presidente da República na implementação das medidas de políticas que resultem numa governação com fundamento em trabalhar mais e comunicar melhor", salienta o comunicado.

Mário Pinto de Andrade ressaltou que o Bureau Político congratulou-se, também, pela forma efusiva como os angolanos, de modo geral, e os militantes, simpatizantes e amigos do MPLA, em particular, celebraram o Centenário Natalício do "Fundador da Nação e Herói Nacional" António Agostinho Neto.

Acrescentou que foi reiterada a assunção do compromisso de se continuar a preservar, de forma incondicional, o pensamento político-ideológico de Neto, que norteou a sua acção e abnegado empenho na Luta de Libertação Nacional, culminando com a proclamação da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975.

O Bureau Político tem, entre outras tarefas, organizar a vida interna do partido, pronunciar-se sobre as composições do Governo e a designação de militantes e cidadãos não militantes para o exercício de cargos ou funções de responsabilidade política, a nível nacional. Nesta linha, sob proposta ou patrocínio do partido, propõe os candidatos ao cargo de Presidente da República e a lista de deputados à Assembleia Nacional. Este órgão reúne, ordinariamente, uma vez por mês, e, extraordinariamente, sempre que necessário, sob convocação do presidente do partido.    

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política