Política

MPLA reafirma aposta na unidade dos angolanos

A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, afirmou, esta segunda-feira, em Maputo, Moçambique, que a luta pela unidade nacional no seio do partido é diária e tem em vista maior coesão entre os angolanos.

27/09/2022  Última atualização 07H00
Vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, falou aos jornalistas no final do terceiro dia do 12º Congresso da Frelimo, em Maputo © Fotografia por: Cedida

Falando aos jornalistas no final do terceiro dia do 12º Congresso da Frelimo, que reelegeu Filipe Nyusi, destacou o facto do MPLA ter conseguido a quinta vitória eleitoral, na base da unidade e coesão.

A dirigente do MPLA deixou a promessa de, a nível partidário, manter a aposta contínua na unidade, tendo em vista "novas vitórias na unidade de pensamento e acção".

Quanto ao congresso da Frelimo, Luísa Damião disse ser bastante importante, pois fortalece aquela força política do Índico.

 

Filipe Nyusi reeleito

O presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, foi reeleito, domingo, por unanimidade. A reeleição aconteceu durante o 12º Congresso daquele partido. Nyusi foi candidato único.

O conclave, que iniciou sexta-feira, termina amanhã, dia em que serão eleitos os novos órgãos da Frelimo, entre os quais o Comité Central, que escolherá o secretário-geral, a Comissão Política e o Comité de Verificação.

Filipe Nyusi é o quinto presidente da Frelimo, depois de Eduardo Mondlane, Samora Machel, Joaquim Chissano e Armando Guebuza.

 

Delegações estrangeiras

O presidente honorário da Frelimo, Joaquim Chissano, disse, em Maputo, que a presença de vários partidos políticos convidados deu mais valor ao congresso.

Joaquim Chissano, que falava na qualidade de presidente honorário do partido, empossou o presidente reeleito, Filipe Nyusi.

Na ocasião, destacou a presença dos partidos políticos convidados, por se juntarem ao congresso da Frelimo, no que considerou um momento ímpar da história recente de Moçambique.

O MPLA está em Moçambique com uma delegação chefiada pela vice-presidente, Luísa Damião.

A comitiva do MPLA integra o secretário para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, a secretário-geral da OMA, Joana Tomás, e o primeiro-secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política